Café com Engelbert Schlögel: Cultura e Memórias na Titolla Bolachas

Encontro marcado por muitas conversas e risadas acompanhadas de um delicioso café. Crédito: Paolla Pallú

Dia 25 de julho, numa tarde ensolarada, aconteceu um encontro memorável e especial com um grupo de pessoas ligadas às áreas de arte e cultura. A reunião, num delicioso café na Titolla Bolachas, um charmoso local que fabrica bolachas artesanais em São José dos Pinhais, recebeu o ilustre convidado: Engelbert Schlögel.

“Penso que, na vida, haja encontros e encontros especiais; e desencontros, claro. Na minha, algumas oportunidades são definitivamente marcantes, e uma delas aconteceu durante esse presente que a Zelinda nos deu, no dia 25, em São José. Amigos que não encontrava há anos, a Titolla – um lugar incrível… e a energia que todos e tudo criaram! Um dos momentos realmente marcantes nesta minha vinda ao Brasil – pelo que agradeço, de verdade”, afirmou Engelbert Schlögel.

O encontro, organizado por Zelinda Fialla, foi uma oportunidade especial para todos compartilharem histórias e experiências vividas durante a gestão de Engelbert Schlogel como secretário de Educação e Cultura e sua vivência na Áustria, país em que vive e trabalha atualmente. “Em 1998, fui recebida com muito carinho por Engelbert, que na época era secretário de Cultura. Foi um período de grande aprendizado e conhecimento. Esse encontro marcou o início da minha jornada no Museu Municipal Atílio Rocco, onde trabalhei com muito amor por mais de 20 anos. A ideia de promover esse encontro foi resgatar momentos especiais e significativos da minha vida e de outras pessoas”, destacou Zelinda.

Crédito: Paolla Pallú

Entre os presentes ao encontro com Engelbert Schlögel: Carla Agulham, Cristine Cronthal Poltl, Elza Delage, Erica Gondro, Gilberto Gondro, Katia Velo, Leda Pierrotti, Maria Angélica Marochi, Maria Celina Gondro, Paola Pallú e Zelinda Fialla.

A Titolla, conhecida por suas bolachas artesanais feitas com receitas exclusivas herdadas do avô austríaco, ofereceu aos convidados uma variedade irresistível de sabores como flor de sal, red velvet, chocolate, entre outras, produzidas com ingredientes tradicionais e sem conservantes. Além das bolachas, o menu incluiu sucos, geleias, apfelstrudel, quiches e muito mais. “A presença de todos na Titolla Bolachas encheu nosso espaço de boas energias e momentos inesquecíveis. Ficamos honrados com a presença de Engel e testemunhar essa conexão especial entre vocês”, enfatizou Cristine, carinhosamente conhecida por Tita, proprietária da Titolla Bolachas.

Engelbert Schlogel é uma figura histórica em São José dos Pinhais, tendo atuado como secretário de Educação e Cultura e como membro do Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná. Ele fundou o Comitê de Geminações Leopoldo Scherner e recebeu prêmios como o Prêmio Paraná de Educação, Prêmio Pinheiro do Paraná e Prêmio Montemor-O-Velho. Também é membro da Academia de Letras de Curitiba e do Núcleo de Letras do Paraná. Engelbert trouxe a arte bonequeira para a cidade, criou o Museu do Boneco Animado e organizou o Carnaval de Bonecos.

O encontro na Titolla foi um momento de café e cultura que ficará guardado na memória de todos os participantes. Alguns depoimentos:

Carla Agulham:
“Reencontrar Engel provoca um movimento incrível de boas memórias e principalmente do legado pulverizado em cada um que trabalhou com ele e do quanto aprendemos uns com os outros… e no encontro, conhecer ou reencontrar as pessoas do grupo tão agradável me ajudaram a abrir novos repertórios relacionados a cultura e arte em nosso município e no mundo. Foi um dia triste por perder uma amiga, mas no final da tarde fiz valer a máxima de não deixar para amanhã o abraço que podemos dar hoje… Obrigada pela oportunidade, pois aqueceu meu coração.”

Elza Delage:
“Foi uma tarde memorável com pessoas de conversa agradável em torno de um convidado de minha alta estima, Professor Engel. A minha história com o Engel vem de muitos anos na Educação e Cultura de SJP. E deste trabalho profícuo nasceu uma grande amizade. Obrigada, Ze, por compartilhar deste momento.”

Erica Gondro:
“Parabenizo o Engel pela trajetória profissional que o fez referência na cultura e educação do município! Suas ações oportunizaram grandes aprendizados e crescimento profissional!”

Gilberto Gondro:
“Foi uma imensa satisfação conhecer pessoalmente o professor Engel, e saber dos seus trabalhos literários concebidos através do nobre serviço voluntário, e de suas conquistas culturais para o nosso município. Obrigado, Zelinda, pelo honroso convite e felicitações à Katia Velo por esta ilustre coluna social.”

Katia Velo: “Engel era um nome que sempre ecoava quando se falava em educação e cultura em São José dos Pinhais. O vanguardismo e a sensibilidade eram características que eu já imaginava, mesmo antes de conhecê-lo pessoalmente. Posso dizer que o Engel deixou um significativo legado, e conhecendo-o pessoalmente, pude reafirmar sua fama; Engel é muito querido e generoso. Um cavalheiro. Agradeço a mina amiga Zelinda por promover esse encontro”.

Maria Angélica Marochi:
“Um encontro com Engel me faz lembrar do ano de 1997, quando teve início os encontros do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, então presidido pelo professor Engelbert Schlogel. Todos nós, conselheiros, estávamos repletos de sonhos possíveis de serem realizados. Acreditávamos na preservação do patrimônio cultural do nosso município. Engel teve ativa participação.”

Maria Celina Gondro:
“Foi um encontro agradável e especial!”

Crédito: Paolla Pallú

Local:
Titolla Bolachas
Rua Ivaí, 216 – São José dos Pinhais/PR
@titollabolachas

Por Katia Velo – Colunista Cultural da Coluna KV

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*