Inscrições para a 46ª edição do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos podem ser feitas até sábado, 20

Divulgação

Profissionais interessados em se inscrever na 46ª edição do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos têm até sábado, 20 de julho, para registrar seus trabalhos no site www.premiovladimirherzog.org.

O tradicional Prêmio reconhece jornalistas, repórteres fotográficos, escritores e artistas do traço que, por meio do trabalho cotidiano, defendem a democracia, a cidadania e os direitos humanos.

“Em uma nova edição, vamos reconhecer profissionais da comunicação e personalidades fundamentais que exercitam e promovem os direitos essenciais no nosso país”, afirma Giuliano Galli, presidente do Instituto Prêmio Vladimir Herzog. Para ele, o mais tradicional e respeitado prêmio de jornalismo brasileiro é uma oportunidade de reunir trabalhos e histórias que mostram fatos importantes de uma forma bastante profissional.
 

Em 2023, na 45ª edição, foram inscritos 630 trabalhos e 24 produções foram selecionadas para concorrer ao prêmio em cada uma das sete categorias. “Tivemos inscrições de quase todo o país e neste ano não deve ser diferente”, afirma Ana Luisa Gomes, responsável pela curadoria do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. Com tantos temas urgentes na pauta, vemos no jornalismo profissional a importância para garantir a democracia e direitos humanos no país”, afirma.
 

O Prêmio contempla sete categorias:

  • Produção jornalística em texto – reportagens em texto publicadas em veículos impressos ou eletrônicos
  • Produção jornalística em áudio – reportagens ou documentários em áudio
  • Produção jornalística em vídeo – reportagens ou documentários em vídeo
  • Produção jornalística em multimídia – reportagens multimídia publicadas na internet
  • Fotografia – foto ou série fotográfica publicada em veículos impressos ou eletrônicos
  • Arte – ilustrações, charges, cartuns, caricaturas e quadrinhos publicados em veículos impressos ou eletrônicos
  • Livro-reportagem – obras editadas e lançadas no ano de 2023

Instituto Prêmio Vladimir Herzog

Desde 2023, na histórica edição de 45 anos, o Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog passou a ser organizado pelo Instituto Prêmio Vladimir Herzog, associação civil de direito privado, sem fins lucrativos ou político-partidários, fundada em novembro de 2022, em São Paulo.

Criado em 1978, o Prêmio atualmente é promovido por 17 instituições da sociedade civil, além da família Herzog: Associação Brasileira de Imprensa (ABI); Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI); Artigo 19; Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo; Conectas Direitos Humanos; Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP); Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ); Geledés; Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Nacional); Instituto Vladimir Herzog, Instituto Socioambiental (ISA); Ordem dos Advogados do Brasil – Secção São Paulo; Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo; Coletivo Periferia em Movimento; Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo; Sociedade Brasileira dos Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e União Brasileira de Escritores (UBE).

Vlado, como era conhecido o jornalista Vladimir Herzog, foi morto pela ditadura civil-militar em 25 de outubro de 1975 nas dependências do Destacamento de Operações de Informações do Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-CODI), em São Paulo.
 

Por Renata Franca  CDI Comunicação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*