Bvlgari é a principal patrocinadora da exposição de mármores de Torlonia no Louvre
A maior coleção privada de esculturas antigas preservadas e restaurada pela Fondazione Torlonia, com o apoio da Maison romana, será apresentada no Museu do Louvre, em Paris, como a primeira etapa internacional de uma turnê mundial.
As coleções privadas mais importantes do mundo de esculturas antigas preservadas estão disponíveis para apreciação do público fora da Itália – pela primeira vez após sua restauração pela Fondazione Torlonia com o apoio da Bvlgari. As obras podem ser vistas como parte da exposição Masterpieces from the Torlonia Collection, em exibição de 26 de junho a 11 de novembro de 2024 na Ala Denon do Museu do Louvre, em Paris.
A mostra é patrocinada pela Bvlgari, como parte das iniciativas de mecenato da Maison romana para preservar o legado artístico incomparável de sua terra natal e primeira fonte de inspiração: Roma. Um compromisso duradouro que levou à sua colaboração inicial com a Fondazione Torlonia.
Reunida pela nobre família Torlonia durante o século XIX em Roma, a admirável coleção de mármores foi restaurada ao seu esplendor original nos últimos anos. Um acordo assinado entre a Bvlgari e a Fondazione Torlonia estabeleceu a Maison romana como a principal patrocinadora da restauração de uma seleção de mais de 100 estátuas da coleção.
Este rico patrimônio cultural retomou seu protagonismo, pela primeira vez desde meados do século XIX, em uma série de exibições que tiveram início em Roma – com a primeira exposição nos Museus Capitolinos, em 2020, na Galleria d’Italia, em 2022, e que agora marca sua primeira etapa internacional com a apresentação em Paris.
No esplêndido cenário dos recém-restaurados apartamentos reais de veraneio de Ana da Áustria, os Mármores de Torlonia estabelecem um diálogo inédito com a coleção permanente de esculturas antigas do Louvre, localizada na Ala Denon desde a fundação do museu, no século XVIII.
A exposição revelará gêneros emblemáticos da escultura romana – com os seus diversos temas e estilos – por meio de bustos, obras em alto-relevo, estátuas e sarcófagos. A exibição também irá apresentar “uma coleção de coleções históricas”, que retrata, nas diferentes fases de sua constituição, a história do próprio processo cultural de coleta e manutenção de antiguidades em espaços privados e além.
O apoio da Bvlgari, primeiro à restauração e agora à exposição, faz parte de um compromisso mais amplo com projetos culturais e patrocínio artístico que tomou forma por meio de inúmeras iniciativas ao longo dos anos, contribuindo para preservação da ilimitada herança criativa de Roma para as gerações futuras. Além disso, este patrocínio também representa uma homenagem às raízes greco-romanas da Maison e ao conceito clássico de beleza, que a Bvlgari busca preservar por meio de suas magníficas criações.
A exposição foi organizada pelo Museu do Louvre em colaboração com o Ministério da Cultura italiano (Superintendência Especial de Arqueologia, Belas Artes e Paisagem de Roma) e a Fondazione Torlonia, com o apoio da Bvlgari como principal patrocinador.
SOBRE A BVLGARI
Parte do Grupo LVMH, a Bvlgari foi fundada no coração de Roma em 1884. Ao longo das décadas, a Bvlgari estabeleceu uma reputação mundial como uma magnífica joalheria romana e um ícone de excelência italiana graças ao seu artesanato primoroso, design visionário e combinação audaciosa de cores. Por meio de uma visão pioneira intrínseca ao DNA da marca desde sua fundação, o sucesso internacional da empresa evoluiu para um fornecedor global e diversificado de produtos e serviços de luxo, desde joias finas e relógios de alta relojoaria a acessórios e perfumes, e apresentando uma rede incomparável de boutiques e hotéis nas áreas comerciais mais exclusivas do mundo. Demonstrado por meio de suas inúmeras parcerias filantrópicas, a Bvlgari acredita profundamente em inovar o presente para um futuro sustentável por meio de seu compromisso com a responsabilidade social e ambiental, além da retribuição à natureza e à comunidade.
Por
Malu Marino Communications
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