Turismo rural, um lucro muito além do financeiro
Um oasis para o cotidiano estressante
Na sociedade atual as grandes metrópoles têm se tornado aglomerados com todo tipo de entretenimento e produto, porém existem coisas que não podem ser encontradas nestes grandes ambientes altamente populosos, a necessidade de utilizar o máximo do espaço faz com que existem cada vez menos áreas calmas e pacíficas, nestes momentos o turismo rural se mostra não apenas um bom investimento financeiro, mas também uma forma de promover o bem-estar da população. Os curitibanos têm descoberto o potencial turístico rural, optando por viagens dentro do país, em busca de ambientes ao ar livre e contato com a natureza.
Mas nem todos tem tempo para longas e longínquas viagens de carro, por isso o investimento em regiões metropolitanas que possam abarcar o turismo rural, Campo Magro por exemplo, é onde podemos encontrar estabelecimentos como o Restaurante e Chácara Pedra Chata criado por Edinho Maeski um empreendedor da área de turismo rural da região.
“Meu objetivo com o Pedra Chata não é apenas criar um estabelecimento, é criar valor pra região de Campo Magro, pois o turismo rural movimenta município, trazendo visitantes e gerando emprego além de trazer uma oportunidade para as pessoas relaxarem da rotina estressante das grandes cidades.”, diz o empreendedor.
Uma pesquisa realizada pela MindMiners revelou que 61% dos entrevistados preferem explorar o turismo rural antes de arriscar viagens internacionais ou locais com maior aglomeração. Nesse contexto, é fundamental que o poder público apoie o empreendedorismo dos pequenos e médios negócios que trabalham com esse segmento, implementando ações para fomentar o agroturismo de forma sustentável e
simplificar os processos de formalização dos negócios.
Entidades como a Rede de Turismo Rural Consciente alertam para a importância de criar um Projeto Nacional de Desenvolvimento do Turismo Rural Brasileiro, com protocolos de boas práticas para a higiene nos estabelecimentos e atividades no campo que não agridam o meio ambiente. Além disso, é necessário debater a criação de uma lei que regule a cadeia produtiva do turismo rural em nível federal.
“O turismo rural tem se destacado como um catalisador do desenvolvimento, promovendo a diversificação da economia local, geração de trabalho e renda, e agregando maior valor aos produtos locais. Os empreendimentos turísticos também contribuem para fortalecer políticas públicas, como segurança, infraestrutura, educação e cultura, estruturando assim o meio local”, diz Edinho Maeski.
É responsabilidade do Legislativo trabalhar para criar normas que qualifiquem o segmento, conectando os destinos rurais às inovações tecnológicas do mercado. Essa recomendação também é apoiada pela Organização Mundial do Turismo, que reconhece a importância do turismo rural para o desenvolvimento das comunidades em todo o mundo.
Investir em infraestrutura para o turismo rural significa oferecer mais oportunidades para os empreendedores e desenvolver regiões inteiras, além de promover um maior senso de pertencimento e valorização cultural.
Com isso, poderemos brindar os turistas com experiências de lazer ainda melhores, enquanto proporcionamos qualidade de vida para a população, que encontrará no turismo rural um refúgio do estresse do cotidiano.
O turismo rural é uma forma de lazer no campo que pode proporcionar benefícios para a saúde física e mental das pessoas. A interação com o meio rural atua de maneira positiva, sendo recomendada por médicos e psiquiatras como parte de tratamentos e reabilitações. O contato com a natureza, o ar puro e a rotina diferenciada podem contribuir para o combate ao estresse e melhoria da qualidade de vida.
Portanto, investir no turismo rural não apenas traz retorno financeiro, mas também promove o bem-estar da população. É uma oportunidade de diversificação da economia local, geração de trabalho e renda, fortalecimento de políticas públicas e valorização cultural. Além disso, o turismo rural oferece experiências de lazer que contribuem para a saúde física e mental das pessoas, combatendo o estresse e proporcionando uma melhor qualidade de vida.
SERVIÇO: Chácara e Restaurante Pedra Chata
Edinilson Maeski
Empreendedor do turismo rural
41 99937-2489
@edinhomaeski
edinhomaeski@gmail.com
restaurantepedrachata.com.br
Rua João Jacob Manfron Neto
1087 Campo Magro
Por Verônica Pacheco| Toda Comunicação
Deixe um comentário