Juarez Machado recebe mais alta condecoração da cultura do governo francês
O artista brasileiro Juarez Machado vai receber das mãos do Cônsul Geral da França em São Paulo, Sr. Yves Teyssier d’Orfeuil, a condecoração da Ordre des Arts et des Lettres no grau de Chevalier, a mais alta honraria concedida pelo Ministério da Cultura da França. A cerimônia de entrega, restrita a convidados, acontecerá no Instituto Internacional Juarez Machado, em Joinville, na sexta-feira, dia 19 de janeiro.
O presidente do Instituto Internacional Juarez Machado, Edson Busch Machado, irmão do homenageado, e Liliana Cabral, representante do artista, estarão recepcionando familiares, amigos e colecionadores convidados para a solenidade.
A Ordem das Artes e das Letras é a mais importante homenagem concedida pelo Ministério da Cultura da França, e visa reconhecer as pessoas, francesas ou estrangeiras, que se distinguem pela sua criação no domínio artístico ou literário ou pela sua contribuição ao desenvolvimento das artes e das letras na França e no mundo.
Criada em 1957 a Ordem já reconheceu nomes como Akira Kurosawa, Bob Dylan, T.S. Eliot, Sean Connery, Mia Couto, entre outros. Juarez Machado, um dos poucos brasileiros a ser laureado, manteve durante mais de três décadas seu ateliê em Paris participando ativamente do movimento cultural nas comunidades francesas.
Cátia Reis
Isabela França | Conteúdo Estratégico
Super merecido, amigo de longa data !
O q seria de nós sem a ARTE, ñ é verdade? Há muito tempo , vc me respondeu.
Que Deus lhe abençoe.
Bjka carinhosa ,
Sheila Jordan Salles.
Adoro os quadros do Juarez.