Último passeio “Linha Preta Curitiba” em 2023 terá distribuição de material informativo
O último passeio Linha Preta do ano está com inscrições abertas e vai acontecer no próximo sábado, dia 09/12, a partir das 9 horas.
Interessados em conhecer as contribuições africanas na História de Curitiba e do Paraná, podem se inscrever para a aula de campo Linha Preta, conduzida por Mel e Kandiero, no centro histórico de Curitiba.
Os participantes deste passeio vão receber o livreto informativo elaborado por Mel e Kandiero, em novembro, com o apoio da SANEPAR. Para celebrar o Mês da Consciência Negra, a empresa levou os Saneparianos para conhecer a aula de história e cultura afro no centro de Curitiba.
Alessandro Bueno de Souza, Analista de Sistemas da Sanepar e membro do Comitê Existir, conta que “o passeio foi muito bom. A aula tem muita informação de qualidade”. Dulcineia Rolim, da Coordenação de Segurança e Medicina do Trabalho, relata: “Eu sempre imaginei que Curitiba não tivesse negros e hoje eu aprendi que eles fizeram parte da construção desta cidade”. Fabiano Pacheco, da Coordenação de Clientes, destaca: “Tem coisas que a gente nem imagina! Saio muito feliz e com vontade de aprender mais”.
Existem personalidades negras de destaque na História de Curitiba, diretamente ligadas à história da Sanepar. Os engenheiros Rebouças foram responsáveis por diversos projetos importantes, como a primeira canalização de água potável de Curitiba, projetada por Antônio Rebouças e com as torneiras originais ainda instaladas na praça Zacarias. Os engenheiros Rebouças também atuaram decisivamente no audacioso projeto da ferrovia Curitiba – Paranaguá; na exportação da Erva Mate; na criação da primeira S. A. do Paraná; e na defesa da abolição da escravatura e distribuição de terras para garantir a inclusão da população negra com isonomia, na então Província do Paraná.
Desde 2015, a Linha Preta já foi realizada com mais de 300 grupos, entre pesquisadores, escolares e interessados em geral. Neste ano de 2023, por ocasião dos 20 anos da Lei 10.639/03, que inclui o ensino de história e cultura afro nos currículos escolares, o passeio foi procurado principalmente por escolas, faculdades, NEABs e Instituto Federais.
Pelo terceiro ano consecutivo, a Associação dos Magistrados do Brasil levou juízes para conhecer as contribuições africanas em diversas cidades do Brasil, dentre elas São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Aracaju, Fortaleza, São Luis, Belém, Macapá, Brasília, Porto Alegre e Curitiba.
Serviço
Linha Preta Curitiba
Última Linha Preta com Mel e Kandiero, em 2023, terá livreto informativo de presente!
Data: 09/12/2023
Horário: das 9h ao meio-dia
Inscrições no link: linktr.ee/linhapreta
Valor: 50 reais
Centro Cultural HumaitaCentro de Estudo e Pesquisa da Arte e Cultura Afro-brasileiraInformativoCentroCulturalHumaita.wordpress.com
2021-2025
COMPER – Conselho Municipal de Políticas Étnicoraciais de Curitiba
CEVEN – Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra no Paraná
Fonte: Melissa Reinehr
Deixe um comentário