Com programação religiosa, musical e informativa, Rádio Evangelizar comemora audiência crescente da juventude católica

Programação voltada à promoção da música católica contemporânea amplia audiência entre jovens, que já somam 15% do público da emissora

A jovem Vitoria Elena, de 19 anos, apresentadora do novo quadro “Tão Jovens – O Som da Nova Geração da Igreja Católica” na Rádio Evangelizar

No ar desde 2007, a Rádio Evangelizar experimenta uma importante fase de expansão da audiência, com destaque para o crescimento do público jovem. A rádio católica, que ocupa a quarta posição nacional entre todas as emissoras AM e FM do país, alcança 200 milhões de pessoas em todo o Brasil, por meio de quatro emissoras geradoras, 26 afiliadas e mais de 1.650 rádios-irmãs, que reproduzem o conteúdo produzido em Curitiba (PR), sede da Associação Evangelizar É Preciso.

Com programação diversificada, que inclui conteúdos religiosos, informativos e musicais, a rádio soma meio milhão de ouvintes mensais. E entre eles, 15% têm entre 16 e 24 anos. Se incorporada à conta a audiência dos podcasts e streaming – em que a Evangelizar ocupa o terceiro lugar entre as emissoras brasileiras -, o número de ouvintes sobe para média de 800 mil por mês.

Além da ampliação da adesão dos jovens à fé católica, impulsionada pela realização da Jornada Mundial da Juventude 2023 e do Dia Nacional da Juventude – que neste ano reuniu cerca de 10 mil pessoas em Curitiba e contou com a presença de apresentadores da Rádio Evangelizar –, o sucesso de audiência do público com mais de 20 anos é resultado da inclusão, na programação, de atrações que valorizam a arte associada à religião.

Alguns exemplos são o “Domingo em Família“, que apresenta sucessos e descobertas da música popular católica nas tardes de domingo, e programas que vão ao ar de segunda a sexta, em horários nobres, como o “Amigos pela Fé“, que alterna música, bate-papo e informação. “Nos dedicamos a promover o possível para atender milhares de associados e ouvintes no mundo inteiro e também levar alegria, músicas selecionadas e a oração que nos aproxima de Deus. Tudo construído com amor pela devoção a Jesus das Santas Chagas”, diz o diretor da Rádio Evangelizar, Marcelo Medeiros.

A programação musical da Evangelizar tem playlists com sucessos de grandes nomes da música católica contemporânea, como Adriana Arydes, Frei Gilson, Tony Alysson, e o fundador da Obra Evangelizar, Padre Reginaldo Manzotti. E a emissora atrai engajamento na programação da rádio e redes sociais com concursos culturais, como o que levou ouvintes ao show da banda Rosa de Saron na capital paranaense, em setembro. “A gente cresce quando enxerga e absorve novas dinâmicas. Há algum tempo temos testado e estudado iniciativas de atração e ampliação do segmento da juventude. O investimento na audiência dessas gerações é o reconhecimento da importância da participação desse público para a renovação constante da igreja. Também é o reflexo da valorização do trabalho e a dedicação de milhares de jovens, nas paróquias, comunidades, missas, ações e estudos, construindo no dia a dia também o fortalecimento da fé católica”, destaca o coordenador operacional da Rádio Evangelizar, Arnaldo Fraga.

No ar, a voz da juventude católica

Com a audiência crescente de ouvintes das novas gerações, a Rádio Evangelizar trouxe recentemente para o elenco a jovem Vitoria Elena, de 19 anos. O talento dela para a evangelização no rádio foi confirmado na apresentação do novo quadro “Tão Jovens – O Som da Nova Geração da Igreja Católica”, que estreou no fim de setembro. A atração é parte do programa “Paz e Bem”, apresentado pelo radialista Will Felipe.

Além da playlist musical voltada ao público jovem, a dupla recebe entrevistados para abordar temas que fazem parte do universo da juventude cristã e já mobilizou centenas de jovens católicos para a confraternização do Dia Nacional da Juventude, comemorado no último dia 30 de setembro. Na data, o programa foi transmitido diretamente do Santuário da Divina Misericórdia, no bairro curitibano, Umbará.

Foi no regresso da Jornada Mundial da Juventude 2023, que ocorreu em agosto, em Lisboa, que a estudante do último período do curso de Fisioterapia descobriu, nos microfones da Rádio Evangelizar, uma nova forma de contribuir com o fortalecimento da fé católica. Junto da bênção do Papa Francisco, ela trouxe, na “bagagem” de volta da capital portuguesa, a missão de evangelização pelas ondas do rádio. “Nós, jovens, estamos sedentos por evangelizar e queremos nos expressar para levar a palavra de Jesus a outros jovens pelo mundo. É uma grande responsabilidade ocupar esse espaço, mas não é nem um pouco difícil falar sobre Deus para as pessoas e para uma juventude que tem entusiasmo para participar e que encontra todo sentido missionário nessa contribuição”, avalia a apresentadora.

Em Curitiba, cidade em que a Evangelizar se posiciona entre as 8 emissoras mais ouvidas, segundo o Kantar IBOPE Media, a rádio pode ser sintonizada pela FM 99.5 e AM 1060 e 1430, com alcance também dos municípios da Região Metropolitana. A FM 90.9 pode ser sintonizada em todo planalto norte catarinense. Também pode ser ouvida em diferentes plataformas digitais, como o site e o aplicativo da Obra Evangelizar.

Com a rede de afiliadas e emissoras irmãs, a programação da rádio católica alcança mais de 4.700 municípios e tem transmissão pela SKY no canal 586. A TV por assinatura alcança mais de 5 milhões de assinantes.

A Rádio Evangelizar também está nas redes sociais e soma mais de 180 mil seguidores no Facebook, mais de 105 mil seguidores no Instagram e 131 mil inscritos no canal do YouTube. Além da programação da rádio, a emissora produz os podcasts “A Ele a Glória”, com Dulce Maria; “Juntos na Vida e na Fé”, com Michael Douglas e Eli Antoniacomi; “A mesma Mãe”, com Elen Andrade; “Podquese”, com Diácono Felipe Alves; “Capuccino Cast” com Frei David Fioravante e “Ciência e Fé”, com Kelen Andressa. O diretor Marcelo Medeiros apresenta o podcast “Propósito”.

A rádio católica também produz séries especiais que ficam disponíveis nas plataformas digitais. Esse trabalho é conduzido pela produtora executiva da emissora, Adriana Lopes. Entre os destaques, está a série jornalística “Adoção: Um Sublime Ato de Amor”, conduzida pela apresentadora Fabiana Wantuch, que também comanda dois programas na emissora: “Diálogo” e “Hora do Associado”, ambos na AM 1060 e 1430. Outras séries de sucesso são “Milagres” e “Ao Mestre com Amor”, com histórias reais e emocionantes de pessoas que passaram por grandes provações.

Thea Tavares | Bombai 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*