Abertura da exposição “Guadalupe” do fotógrafo Aurélio Peluso na APAP/PR

A exposição permanecerá aberta para visitação até 12 de novembro na sede da APAP/PR - Av. Jaime Reis, 107, Sala 07 e 11, São Francisco, Curitiba.

Exposição: “Guadalupe”
Fotórafo: Aurélio Peluso
Crédito foto: Aurélio Peluso
O fotógrafo e expositor, Aurélio Peluso durante a abertura da exposição “Guadalupe”.
Divulgação
Divulgação

A abertura aconteceu dia 8 de outubro, na Sede da APAP/PR. A exposição “Guadalupe” é composta por algumas imagens do livro de fotografia de mesmo nome. O livro “Guadalupe” é uma obra do registro de um dos pontos históricos da cidade de Curitiba de autoria do fotógrafo Aurélio Peluso.

O evento foi um grande sucesso, contando com a participação de amigos, fotógrafos, artistas “É sempre uma honra para a nossa associação exibir um trabalho que envolve um longo processo de pesquisa, parcerias representativas, a apresentação de um ícone – o Guadalupe e, principalmente, o resultado por um olhar sensível ”, declara Sabine Feres, curadora da exposição e vice-presidente da APAP/PR.

Texto curatorial sobre a exposição por Sabine Feres.

Em GUADALUPE, o fotógrafo AURÉLIO PELUSO nos conduz a refletir para além do documental e histórico da fotografia. Movido por seu natural interesse pelo outro, ele volta o seu olhar para o transitório e efêmero.  Assim, por meio do ir e vir de pessoas e de ônibus, ou seja, da repetição, ele promove uma verdadeira sinestesia das situações cotidianas, transformando-as em reflexão, poesia e em uma sensível e saudosista memória.
 
Desta forma, a arte se manifesta em uma poética que se sobrepõe à memória, provocando, instigando e transformando o olhar do espectador. 

Regis Debray assinala que a imagem nasce da morte, como negação do nada e para prolongar a vida, de tal forma que entre o representado e sua representação haja uma transferência de alma.  Em GUADALUPE, essa representação é observada pelas imagens, nos trazendo uma certa familiaridade e empatia pelas pessoas perpetuadas pelo uso do preto e branco.

A arte permeia os nossos sentidos e nos eleva quando a tomamos no seu sentido mais amplo. No registro de uma imagem, de acordo com Susan Sontag, é uma questão de “pôr o cérebro, o olho e o coração na mesma linha de visão”, no caso do AURÉLIO, isso ocorre em outra ordem: o coração em primeiro lugar.  

Serviço:

Exposição: “Guadalupe”

Fotórafo: Aurélio Peluso

Período de exposição: De 08 de outubro a 12 de novembro e 2023

Local: Sede da Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR – Galerias Poty Lazzarotto e Osmar Chromiec.

Horário de visitação: 14h às 18h (2ª a 6ª feira) e 10h às 13h30 (domingo)

Endereço: Av. Jaime Reis, 107, Sala 07 e 11, São Francisco, Curitiba – PR CEP – 80.510-100

Telefone: (41) 3232-0408

E-mail: apap@apap.com.br

Site: www.apap.com.br

Facebook facebook.com/artistas.parana

Instagram @apap_pr

Katia Velo – Diretoria de Comunicação APAP/P

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*