SP Arte – Rotas Brasileiras, na ARCA, terá exposição coletiva de artistas periféricos do Xiloceasa
Evento acontece entre 30 de agosto e 3 de setembro
A SP-Arte Rotas Brasileiras volta à ARCA pelo segundo ano consecutivo com uma seleção de artistas renomados e estreantes pintando um panorama da arte contemporânea no Brasil. O evento será realizado entre 30 de agosto e 3 de setembro e tem entrada gratuita.
A novidade deste ano é a presença do Instituto Acaia, nascido no ateliê da artista Elisa Bracher, que oferece educação básica (da educação infantil ao ensino fundamental), aulas de artes e oficinas profissionalizantes para + de 280 crianças e jovens moradores das favelas da Linha e do Nove no entorno da Ceagesp.
O projeto do Acaia escolhido para a exposição foi o coletivo Xiloceasa, nascido em 2005 dentro dos ateliês de gravura da instituição e que vem sendo fomentado por artistas-educadores, nutrindo processos de descoberta e apropriação de linguagens, fecundando coletivos que passam a interagir com o mundo. O ateliê abre caminhos de expressão e viabilização para gerações de alunos, e a xilogravura tornou-se cultura da escola e das comunidades locais.
O público da renomada feira encontrará uma tenda-cabine de madeira do Xiloceasa instalada no espaço de circulação. As matrizes em exibição condensam essa experiência de sensibilização e formação, revelando a diversidade de acentos e talhos de um grupo heterogêneo e a potência de uma prática que, por estimular o embate expressivo com a matéria, é considerada formativa e estruturante. As obras estarão à venda e a renda arrecadada será revertida para as ações dos grupos de geração de renda e aos artistas do grupo Xiloceasa.
O Xiloceasa tem mais de 20 anos de história com a imagem gravada e impressa. “As práticas da gráfica artesanal e a xilogravura abriram caminhos de expressão e de viabilização para gerações de alunos, tornando-se uma cultura da escola e das comunidades”, comenta Fabricio, Lopez, Diretor Executivo do Acaia. “As matrizes reunidas aqui, do acervo histórico do Instituto Acaia, condensam essa experiência de sensibilização e ação. Em uma diversidade de acentos e talhos, revelam uma prática que, no embate com a madeira, forma e estrutura poéticas e coletividades.”
A ARCA, espaço para a indústria criativa que recebe o evento, tem colaborado com o Acaia no sentido de buscar a inserção da comunidade em suas atividades. Para Mauricio Soares, Co-fundador do espaço, “A ARCA é um espaço de encontro, de celebração – e também de inclusão. Ver um projeto como o Acaia, tão importante para o nosso entorno, ganhar espaço e evidência numa plataforma relevante como a SP-Arte nos enche de alegria”.
Artistas
Beatriz de Lira Pereira
Danilo Juliano
Denis Araujo da Silva
Fernando da Silva Melo Mariano
Gabriel Sousa Balbino
João Antônio Amorim da Silva
João Lucas Damasceno
Kawanny Barbosa Ribeiro
Luiz Henrique Lira Pereira
Mateus da Costa Carneiro
Ramon de Sá Pereira dos Santos
Santidio Pereira de Sousa
Vitor Valentino da Silva
SERVIÇO
SP–Arte Rotas Brasileiras 2023
30 agosto a 03 setembro
ARCA (Avenida Manuel Bandeira, 360, Vila Leopoldina)
Horários para o público:
Quarta, 30 de agosto (Abertura)
Das 15h às 19h
Quinta-feira, 31 de agosto
Das 15h às 19h
Sexta-feira, 01 de setembro
Das 12h às 19h
Sábado, 02 de setembro
Das 12h às 19h
Domingo, 03 de setembro
Das 11h às 18h
Entrada
R$ 70 inteira e R$ 35 meia
Saiba mais:
Site do Instituto: www.acaia.org.br
Instagram do Instituto: @ateliescola.acaia
Instagram do projeto: @xiloceasa
Davi Baptistella – Dialogue
Deixe um comentário