Dia Nacional da Adoção será lembrado em SJP

Foto / Mauren Lucrecia

Interessados podem tirar dúvidas sobre como adotar

 

Na data em que o Brasil ressalta a importância da adoção de crianças e adolescentes, o grupo Romã traz o tema como destaque na programação do Shopping São José. Durante o dia de sábado, 25 de maio, pessoas interessadas em adotar podem conversar e tirar dúvidas sobre o processo que envolve a adoção.

O trabalho será desenvolvido pelo grupo de apoio Romã, com a colaboração de alunos do curso de Direito e Administração da FAE. “Será possível descobrir o que realmente significa a adoção, quem pode adotar, por quê e como fazer isso”, explica o presidente do Romã, José Carlos Marinho.

Ele lembra que o Estatuto da Criança e do Adolescente define a adoção como alternativa para garantir o direito a convivência familiar e comunitária aos que perderam a proteção de sua família de origem, ou nunca a tiveram. “Essa mesma lei, em seu artigo 41, determina que com a adoção todos os vínculos entre a criança ou adolescente e seus pais ou parentes biológicos são rompidos, concedendo ao adotado a condição de filho, com os mesmos direitos e deveres, inclusive sucessórios. Sendo assim, a adoção é irrevogável.”
O evento deste sábado acontece no Shopping São José, das 10h às 18h, e faz parte do Dia Nacional da Adoção. A data foi criada por Grupos de Apoio à Adoção que, assim como o Romã em São José dos Pinhais,buscam levar informação e auxílio para pais adotivos e instituições que acolhem menores em processo de destituição familiar. “Queremos conscientizar, discutir e refletir acerca do tema, seus avanços e as dificuldades que ainda enfrentamos”, ressalta o presidente do Romã.

Entre as dificuldades, preconceito social e morosidade legal estão no topo da lista. Entre os avanços, mais discussões e informações sobre o tema, resultando em mais pessoas interessadas em adotar.

 

Grupo Romã completa cinco anos

No Dia Nacional da Adoção, 25 de maio, o grupo Romã comemora cinco anos de atividades em São José dos Pinhais. Com o nome da fruta símbolo da fertilidade, ROMÃ significa Reflexão, Orientação, Mobilização e Apoio para ações voltadas à adoção de crianças e adolescentes. O grupo é responsável, em SJP, pelos encontros necessários a quem deseja adotar. Eles são requisitos da Vara da Infância e da Juventude no processo de adoção. Além de informar, os encontros são uma troca de experiências entre pais adotivos.

Para mais informações sobre o grupo Romã acesse www.adotasaojose.com.br.

Jornalista Mauren Lucrecia

 

Serviço: Dia Nacional da Adoção – Tira dúvidas sobre o processo, que envolve crianças e adolescentes. Shopping São José, 25 de maio, das 10h às 18h.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*