BARBIE, BARBILÂNDIA, BARBIECORE E MUITA BABOSEIRA
Por Katia Velo especial para a Folha da Mulher de São José dos Pinhais
MUITO ALÉM DO ROSA
A cor rosa invadiu as redes sociais, os shoppings, quase tudo ganhou um toque de rosa. E como mágica, de repente, aparentemente tudo ficou um pouco mais alegre. Afinal, há pouco tempo a cor preta era a cor da vez, inspirada pela personagem Wandinha da Família Adam’s. Mas, infelizmente, como tudo atualmente, o uso do rosa já virou motivo de discussão. A motivação pelo uso da cor rosa foi impulsionada pelo filme inspirado na icônica boneca – BARBIE.
A DESEJADA BARBIE
Criada em 1959 por Ruth Handler (1916-2002) Barbie foi inspirada na sua filha Barbara, assim como seu filho que deu nome ao namorado da boneca, o Ken. A ideia de fazer uma boneca adulta foi inspirada na alemã Bild Lilli. Afinal, brincar de boneca ia além da função de treinar para ser mãe.
CORPO IMPOSSÍVEL
Medidas irreais: se a boneca fosse de verdade, a Barbie adulta teria 1,68 m, 50 cm de cintura, 69 cm de busto e 73 cm de quadril, ou seja, magérrima, mal ficaria em pé!
BARBIE “TRABALHADEIRA”
A boneca não é só um símbolo de beleza e sexual, a Barbie é revolucionária à medida que já atuou em praticamente todas as profissões, afinal tem Barbie médica, advogada, engenheira, entre outras. E isto é uma grande inspiração para as meninas, não é mesmo?
“Toda a minha filosofia de Barbie era que, através da boneca, a menina podia ser qualquer coisa que quisesse ser. Barbie sempre representou o fato de que a mulher tem escolhas”.
NÃO PROVOQUE É COR DE ROSA CHOQUE
A cor rosa está relacionada às emoções e está envolta de um ar quase irresistível de romance. A cor rosa alegra, explora a feminilidade. Como artista para obter essa cor, eu misturo aos poucos a cor vermelha ao branco. Separadamente, a cor branca remete a paz e o vermelho à paixão. Dá match!
BARBIE FASHIONISTA
Barbiecore é um movimento da moda inspirado no filme Barbie. Na moda a intenção do uso da cor preferida da boneca é para ser feminina, muito feminina, femininíssima. O universo de roupas da Barbie é tão vasto que inspirou algumas marcas a patrocinar seus looks como Armani, Calvin Klein, Givenchy, Versace, e os brasileiros, Alexandre Herchcovich, Walter Rodrigues e Lino Villaventura.
SOBRE O FILME DA BARBIE
Até a data de encerramento dessa matéria, ainda não havia assistido ao filme. Mas, confesso que quero ir com umas amigas e de rosa. Li, ouvi e vi algumas críticas sobre o filme, mas acho que há um grande exagero. De um lado, acusam o filme de ser indecente e “paratipatata” e de outro de acabar com o patriarcado e “blablablá”. Gente do céu, acabamos de sair de uma pandemia, ficamos isolados, pessoas morreram e muitas famílias ainda sofrem, nós ficamos mais seguros, mais medrosos, com medo de doenças de encontrar pessoas, etc , agora surge um momento de relaxar e politizam tanto! Não sei vocês, mas eu estou cansada de tantas certezas sobre tudo. Certeza mesmo eu só tenho que quero me divertir e principalmente com minhas amigas! Como dizem “bora lá!”
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