Última semana para conferir Muirapiranga no Paraná, no Museu Campos Gerais, em Ponta Grossa (PR)

O nome Muirapiranga é um tributo à árvore amazônica conhecida pela sua durabilidade e coloração avermelhada

Elizabeth Titton Foto Celso Renato Dias

A exposição “Muirapiranga no Paraná”, da artista visual e escultora Elizabeth Titton, encerra dia 29 de julho, sábado, no Museu Campos Gerais, em Ponta Grossa (PR). 

O nome Muirapiranga é um tributo às árvores e em especial à árvore amazônica, também conhecida como pau-rainha, com sua madeira vermelha que remete à cor da ferrugem das esculturas oxidadas.

A coloração vermelha da Muirapiranga é representada pelo tom de ferrugem das esculturas em metal, resultando em uma mistura da espacialidade da natureza e do universo do urbano, da eternidade do metal e da efemeridade das formas, que percorrem elementos que remetem à mitologia – árvores, folhas, flores, água, peixes, pássaros, nuvens e estrelas.

A partir destes estudos dos indígenas do Xingu, Titton apresenta 21 esculturas de 40 cm de altura e 15 gravuras, que possuem recursos de acessibilidade para pessoas com baixa visão, com etiquetas em braile, colocadas nas bases das esculturas, além do texto do catálogo com a mesma adaptação.

A mostra possui códigos virtuais (QR code), que levam a um canal no Youtube, onde estão áudios explicativos sobre o processo de criação e texto crítico:  ttps://www.youtube.com/channel/UCtJd9NvSoFpy3BLdNXY838g 

A visitação pode ser feita de terça a sábado, das 9h às 11h30, e das 13h30 às 17h, com entrada gratuita.

Sobre a artista

Elizabeth Titton é escultora. Graduada em Administração de Empresas pela UFPR 1972, em Pintura pela EMBAP 1982. Especialista em Sociologia e Economia pela PUC/PR 1988. Mestre em Educação pela UFPR 2000. Diretora do MAC Paraná 1984/87. Criadora do Espaço Cultural “Pró-Criar”1988. Professora do Curso Superior de Escultura da EMBAP por 16 anos. Orientadora de pesquisas na EMBAP.

Obra Titton Foto Celso Renato Dias

Apoio

Este projeto foi aprovado pelo Programa Estadual Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE), da Secretaria da Cultura do Estado do Paraná, e conta com o apoio da Universidade Federal de Ponta Grossa, do Museu Campos Gerais e Havan; além da Produção do Cultural Office. O logotipo da exposição Muirapiranga no Paraná foi criado por Susana Mezzadri.

Serviço:

Exposição “Muirapiranga no Paraná”, de Elizabeth Titton

Período expositivo: 29 de maio a 29 de julho de 2023

Local: Museu Campos Gerais

Endereço: Rua Engenheiro Schamber 686 – Centro

Ponta Grossa (PR)

Terça a sábado, das 9h às 11h30, e das 13h30 às 17h 

Entrada gratuita

Marianna Camargo – Palavra – Assessoria de Comunicação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*