Desvendando a Bagunça

A diferença entre arrumar e organizar

Divulgação

Muitas pessoas que se consideram organizadas têm apenas um sistema para manter seus itens arrumados. Isso porque arrumar é ter tudo no lugar, mas sem seguir uma lógica, técnica ou fundamento. É dispor sem critério, arranjar, colocar seguindo certa ordem visual. Por isso, é fácil desarrumar, já que a disposição é aleatória. Além disso, a grande maioria das pessoas tende a ser acumuladora. Se há espaço, acha que deve ser preenchido, sem refletir na real necessidade.

Uma das características da arrumação é não achar determinado item quando necessário, uma vez que não havia sentido em guardá-lo em certo local. Isso é comum com a chave reserva do veículo ou algum documento, por exemplo.

De acordo com a especialista em organização, Cristiane Dalla, organizar é dispor de determinada ordem visual e estrutura. “Não é ao acaso, segue uma lógica na disposição para que funcione com certa finalidade. Organizar é ter ‘tudo’ em um local definido, fazendo sentido estar ali e facilitando até a manutenção. Para que a organização funcione é necessário certo planejamento por meio de técnicas e metodologias para que a bagunça não se instale, pensando na funcionalidade e praticidade”, explica a personal organizer.

Além do paradigma de achar que arrumar e organizar são sinônimos, outro que precisa ser quebrado é o de achar que a organização é “temporária”. “É justamente o contrário. Uma vez realizada a organização, é só manter cada item em seu lugar certo que ele será sempre encontrado. O que sai do lugar deve voltar depois de usado e quando novos itens forem adquiridos a regra é seguir o mesmo critério: o que for da mesma categoria deve ficar junto. O importante na organização é: um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar”, esclarece a especialista.

Seguindo isso, Cristiane diz que o ambiente desorganizado pode se reorganizar novamente depois de um tempo.

Closet e rouparia depois. Divulgação

Arrumada ou organizada, como você se define? Caso se enquadre como “organizada”, parabéns! Porém, se for “arrumada”, saiba que uma Personal Organizer é a profissional capaz de planejar estrategicamente a melhoria personalizada dos ambientes; levando em conta as necessidades e os hábitos de quem utiliza o local, além de criar um “sistema” que mantém a organização.

Sobre Cristiane Dalla:

Cristiane Dalla é uma especialista em organização e personal organizer. Com experiência no setor, ela tem ajudado pessoas a transformarem suas vidas através da organização de ambientes residenciais. Sua abordagem estratégica e métodos eficazes têm sido a chave para criar espaços mais funcionais, práticos e livres de bagunça. Para obter mais informações sobre os serviços de organização oferecidos por Cristiane Dalla, visite suas redes sociais.

Serviço: Cristiane Dalla

Personal Organizer

(41) 9 9989-8904

Instagram: @cristianedallaorganizer

Facebook: Cristiane Dalla Soluções em Organização

Linkedin: Cristiane Dalla

Verônica Pacheco| Toda Comunicação 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*