CASACOR Paraná destaca impressionante seleção de obras de arte

Gustavo Scaramella. Manifesto Deca. Crédito: Bia Nauiack

A refinada curadoria de obras de arte da CASACOR Paraná 2023 enaltece o cenário da 29ª edição da Mostra e transforma a visitação em um passeio cultural. Neste ano, o evento contou com a participação da produtora artística, arquiteta e curadora de arte Consuelo Cornelsen, que selecionou duas obras para a exposição: os murais “Borbulho”, de Rômulo Lass, e a escultura “Tramas”, do artista mineiro José Antônio de Lima.

A obra de Lass recepciona os visitantes na alameda de entrada. Com desenhos de círculos gráficos na proporção áurea em nuances de vermelho, os murais lembram um “túnel de vasos sanguíneos” e foram feitos com placas de micélio de cogumelos. Já a escultura Tramas se destaca no teto da área das piscinas do edifício AQUA, onde acontece a Mostra. A obra, feita de tecido e arames, remete às lagartas e as transformações pelas quais passam antes de se tornarem borboletas.

Pluralidade de estilos

O Estar do Colecionador, projetado pelo Estúdio Pantarolli Miranda, traz adornos, lustres e mobiliários da loja Coisas de Família, em um ambiente que mistura o clássico e o moderno com o predomínio do tom azul, fazendo alusão à água do corpo humano, dos oceanos e do planeta. Quadros exclusivos de Poty Lazzaroto e de Adoaldo Lenzi e garimpos de antiguidades podem ser adquiridos pelos visitantes. O espaço traz também as esculturas da coleção Fé, assinadas pela Furf Design, feitas de micélio.

Capa do Anuário deste ano, o Manifesto DECA, de Gustavo Scaramella, apresenta um spa diferente do convencional, onde o vermelho queimado predomina, a iluminação reproduz o efeito de “luz de velas” e as obras de arte em tom lúdico e questionador marcam presença. A pluralidade de referências aparece em uma base de linhas retas e puras, com obras assinadas por importantes nomes, como Abidiel Vicente, Celso Orsini, Fernanda Valadares, Eduardo Custódio, Marcelo Conrado e Maria Rita Reichmann.

O mix de objetos clássicos e móveis modernos marca o Lounge Empresarial, de Ary Jacobs e Renan Mutao, do Studio Architetonika Nomad, e da designer Flavia Glanert. A paleta em tons de bronze, caramelo e laranja faz pano de fundo para o corredor galeria na entrada do ambiente e para obras de arte como a pintura de Andre Mendas. O ambiente traz móveis que são verdadeiras obras de arte, entre eles a cadeira e o banco Wiggle, do arquiteto Frank Gehry, a colorida poltrona Binta, do suíço Philippe Bestenheider, e a mesa de centro Quebra Mar, criada para a Mostra.

Peças exclusivas

July Franchesca Dallagrana – The Landscape CASACOR PR 2023 – foto Duas Fotografia

O grande lounge ao ar livre The Landscape, idealizado por July Franchesca Dallagrana, traz mais uma obra de Rômulo Lass para a CASACOR Paraná. Desta vez, o artista produziu com o material com que seu trabalho é reconhecido, expondo um mural de azulejaria em tons de laranja, inspirado nas curvas de Oscar Niemeyer, no amplo jardim de cores e texturas voltado à contemplação e ao bem-estar.

O Loft Cosmopolita, de Marcelo Lopes, é um ambiente contemporâneo de cores claras que foi idealizado como o lar de alguém que possui uma grande bagagem cultural e traduz essa gama de referências em sua casa. A instalação “Sementes ao Vento”, de Marilene Ropelato, é um dos destaques do espaço e foi produzida e montada no local pela artista plástica. A peça brinca com o jogo de luz e sombra e é composta por várias esculturas que, juntas, criam um efeito visual texturizado.

Loft do Artista ambiente de Adriana Cotrin crédito foto Samuel Berger

Já no Loft do Artista, idealizado por Adriana Marcassa Cotrin, o próprio André Baía, um expoente da nova geração de artistas visuais, será um dos pontos altos da visita, executando a pintura de um grande painel ao vivo durante a Mostra. O ambiente imersivo e disruptivo é inspirado nas obras de Baía e apresenta diversas cores, formas e texturas, assim como as telas cheias de personalidade do artista, que fogem de uma narrativa linear.

A CASACOR Paraná tem patrocínio master DECA, tinta oficial CORAL, banco oficial BRB, apoio técnico da STM Empreendimentos, carro oficial, AUDI, hotel oficial NH Curitiba The Five, Mídia Partner nacional VEJA e Mídia Partner local Grupo RIC e Pátio Batel.

Serviço:

CASACOR Paraná 29ª edição

Visitação aberta ao público: de 4 de junho a 23 de julho;

Endereço: Rua Álvaro Alvim, 91, Seminário – Curitiba, Paraná;

Horários de visitação: de terça a sábado, das 15h às 21h; domingos e feriados, das 13h às 19h. As segundas-feiras serão reservadas para realização de festas especiais, das 19h às 22h.

Thabata Versotht

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*