ENTREVISTA COM NAYARA ROCHA BRANDES

PROPRIETÁRIA DA CLÍNICA A T M A . C O - Artes Circenses e Pilates Clinical

Dra. Nayara Rocha Brandes. Crédito: Divulgação

ENTREVISTA ESPECIAL E EXCLUSIVA PARA A COLUNA KV

Nayara Rocha Brandes é fisioterapeuta e empresária. Em abril inaugurou a A T M A . C O – Artes Circenses e Pilates Clinical. Conheça um pouco mais sobre a sua trajetória.

Katia Velo – Conte-nos um pouco sobre sua origem, suas inspirações.

Nayara Rocha Brandes – Sou natural do Maranhão, lugar onde vivi quando criança no interior. É de lá que vem meu encantamento pelo circo e em especial pelos palhaços. Esta relação leve e livre com o corpo vem da minha infância onde pude exercitar-me por meio de variadas brincadeiras ao ar livre.

KV – Em sua trajetória profissional você vem buscando aprimoramento de forma contínua. O que a motiva?

NRB – A paixão pelo meu trabalho tem me motivado a buscar excelência, por isto estou sempre fazendo cursos e especializando-me: formei-me em São Luíz em fisioterapia, trabalhei em hospitais, fiz pós-graduação sobre o sistema cardiorrespiratório. Em Brasília, fiz pilates clínico e me especializei em yoga. A cada dia são novas descobertas sobre o corpo humano, portanto, o conhecimento deve acompanhar esta evolução.

KV – Dia 1º de abril foi realizada a linda inauguração da A T M A . C O – Artes Circenses e Pilates Clinical. Como foi este dia tão especial?

NRB – Você estava lá e pode conferir que foi mesmo especial! Depois de muito trabalho e dedicação, pois não é fácil empreender, muito menos reformar, reestruturar algo totalmente novo, o evento exclusivo foi prestigiado por autoridades, imprensa e convidados especiais, entre eles, Nina Singer, a prefeita de São José dos Pinhais; alunos, professores, amigos, enfim, foi um momento de confraternização e recebi muito apoio, incentivo e carinho.

KV –  A escolha do nome está relacionada ao conceito da clínica? Explique um pouco melhor o que é ATMA.

NRB – Sim, este conceito tem pautado a minha vida e é o norte da clínica. Atma é o mais elevado princípio humano, a essência divina, sem forma e indivisível. Usado para identificar a alma individual ou o “verdadeiro eu”.  É a alma (espírito ou consciência) e o princípio da vida (sopro). A inspiração do nome veio das minhas aulas de filosofia da Nova Acrópole em São José dos Pinhais em que participo há mais de 4 anos.

KV –  A logomarca da A T M A . C O – Artes Circenses e Pilates Clinical é também bem expressiva. Está relacionada a tipografia?

NRB – Sim. Por ser uma clínica com conceito muito focado na essência humana e também com atividades inéditas na cidade, como a arte circense, ter uma marca para legitimar tudo isto foi fundamental. Portanto, a equipe de publicidade baseou-se  no poder e força do corpo humano e nas formas geométricas criadas a partir dos movimentos como postura, eixo, espaço interno, peso largura para criar a logo da ATMA.

Dra. Nayara Rocha Brandes. Crédito: Divulgação

KV – Afinal, o que é o Método Pilates?

NRB – O método Pilates foi criado pelo alemão, Joseph Pilates (1880 – 1967). Determinado a melhorar a sua condição física, nasceu raquítico, asmático e frágil, dedicou-se a várias atividades físicas. Estudou yoga, praticou acrobacias e condicionamento físico e aprofundou-se nas filosofias do ocidente e oriente. Pilates buscou equilíbrio entre corpo e mente e desenvolveu um método amplamente usado devido a sua eficácia e bem-estar.

KV – É muito interessante que o Pilates tenha chegado ao Brasil por meio de uma bailarina de origem gaúcha mais criada na Bahia, a Alice Becker?

NRB – Sim. Alice é a percursora do Pilates no Brasil. Depois de uma lesão no joelho ela foi fazer mestrado na Califórnia Institure of The Arte, em Los Angeles, Califórnia e foi lá que teve aulas de pilates e encantou-se. Quando retornou, na década de 1990 implantou com muito trabalho e até preconceito o método aqui. É uma honra ter esta representação feminina do pilates no Brasil.

KV – Como surgiu a ideia das artes circenses?

NRB – Os artistas circenses buscam o domínio dos movimentos aliados ao treinamento funcional, priorizando a respiração, força, equilíbrio e flexibilidade. O método Pilates aliado à arte circense estabelece uma visão clara da anatomia humana com movimentos mais dinâmicos, intensos, criativos e divertidos. O objetivo é trazer alegria do movimento, conexão, felicidade, bem-estar físico e emocional. Tudo isto é maravilhoso, fascinante!

KV – Destaque alguns dos benefícios da prática de pilates e artes circenses.

NRB – O movimento liberta, nascemos para esta ação e com a prática constante destes exercícios adquirimos condicionamento físico, aumento da flexibilidade, resistência física e mental; postura, resistência muscular e controle de peso; aumento da concentração; alívio das dores musculares; promove o relaxamento e eleva a autoestima, bem-estar físico, mental e emocional, são tantos que fica difícil listar todos. Portanto, convido os leitores da Coluna KV para conhecerem (e se encantarem) a da A T M A . C O – Artes Circenses e Pilates Clinical.

A T M A . C O – Artes Circenses e Pilates Clinical

Rua Quirino Zagonel, 157 e 177

São José dos Pinhais – PR

Cel.: (41) 99598-0218

Instagram @souatma.co

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*