Entrevista – KATIA VELO para COLÉGIO SION
Arte levada à sério
15/04/2013 – http://sioncuritiba.com.br/noticiassolitude/arte-levada-a-serio/Hoje, dia 15 de abril, é comemorado o Dia Mundial do Desenhista. Para homenagear a todos os artistas conversamos com a professora de Arte do Sion Solitude do Ensino Infantil (1º ano), Ensino Fundamental (2º , 3º , 4º e 5º anos) e Ensino Médio (1º e 2º anos), Katia Velo, que conta como a Arte pode influenciar positivamente crianças e jovens.
Sion Curitiba: Qual a importância da arte na infância?
Katia Velo (KV): O ensino e aprendizagem de Arte é algo muito mais amplo e significativo do que se imagina. Arte não se limita apenas a pintar ou desenhar, Arte abrange vários seguimentos: música (som, altura, duração, timbre, intensidade, densidade), dança (movimento corporal força, fluência, espaço, tempo), plástica (forma, cor, linha, plano, volume, textura), teatro (representação de texto, personagem, caracterização, cenografia, sonoplastia, iluminação), patrimônio material e imaterial arte circense, literatura, poesia, além de história e filosofia da Arte. Para maior ênfase do ensino de Arte é fundamental ir a museus, apresentações de dança, música, teatro, cinema, portanto é muito importante a participação dos pais neste processo.
Alunos do EF 2o. ano Sion Solitude desenhando com a técnica do giz pastel
Sion Curitiba: Como a arte contribui no desenvolvimento escolar?
KV: A Arte certamente contribui muito no desenvolvimento escolar, pois:
– Possibilita a expressão de sentimentos e emoções de forma subjetiva;
– Desenvolve habilidades motoras;
– Fornece informações históricas;
– Desenvolve a percepção e o senso crítico;
– Desenvolve a prática da pesquisa;
– Desenvolve o gosto de apreciar obras de Arte;
– Desenvolve a percepção de si mesmo e do mundo que o cerca.
Sion Curitiba: Como reconhecer que a criança possui algum talento artístico?
KV: É inato do ser humano o desejo de se expressar. O homem nas cavernas já sentia o desejo de deixar seu registro, antes mesmo de aprender a verbalizar. Por isto, toda criança adora desenhar e ao apresentar seus trabalhos dizem “olha que lindo que eu fiz”. No entanto, é natural que algumas crianças tenham mais facilidade ou mesmo talento do que outras, mas como qualquer outra atividade o empenho e dedicação, ampliam e aprimoram qualquer técnica artística.
Sion Curitiba: Como é desenvolvido em sala de aula este tema?
KV: A proposta da atividade em sala é identificar e reconhecer algumas técnicas e procedimentos artísticos presentes nas obras dos artistas e/ou períodos históricos apresentados. Além de incentivar e motivar o aluno a desenvolver a criatividade e resgatar ou ampliar a autoestima através do poder transformador da Arte.
Sion Curitiba: Quais os benefícios para os alunos?
KV: O ensino de arte nas escolas, com qualidade, comprometimento e seriedade, resultará em indivíduos mais seguros e independentes. Certamente teríamos menos jovens usuários de drogas, menos bandidos na cadeia, menos doentes do hospital. A Arte promove a inserção social e cultural, torna o sujeito reflexivo e inovador, a partir de saberes universal promove o autoconhecimento com autonomia.
Arte não é terapia, mas pode ser terapêutica. Arte não é remédio, mas pode curar. Arte não é muleta, mas dá asas a imaginação. A arte é o ópio da civilização contemporânea e um elemento de catarse.
Eu já fui aluno da Katia Velo
Oi Enzo, como vai, tudo bem! Você gostou da entrevista? Um grande beijo,