PESSOAS COM AUTISMO TÊM UM CAMAROTE ESPECIAL, COM ACOMODAÇÃO SENSORIAL, NO ESTÁDIO COUTO PEREIRA
O ambiente idealizado em parceria entre o Instituto ICO e o Coritiba foi entregue, no último domingo (6), antes da partida vitoriosa do Coritiba contra o Flamengo
O Coritiba Foot Ball Club e o Instituto ICO – associação sem fins lucrativos voltada ao atendimento de pessoas autistas – entregaram, no último domingo (6), no Estádio Couto Pereira, o Camarote de Acomodação Sensorial destinado a pessoas com autismo e familiares. O projeto, pioneiro de um clube de futebol no Brasil, foi viabilizado por meio de um leilão beneficente, realizado em maio, e pelas doações de materiais e mão de obra de empresas parceiras.
Participaram da cerimônia de entrega do camarote o vice-presidente do Coritiba, Glenn Stenger; o presidente do conselho deliberativo, Jamil Ibrahim; o diretor de marketing do clube, Rodrigo Florenzano; o vereador de Curitiba, Pierpaolo Petruzziello; a fundadora do Instituto ICO, Elyse Matos; e a arquiteta responsável pelo projeto, Carla Mattioli; além das crianças com autismo e seus familiares.
“O Camarote de Acomodação Sensorial é a concretização de um sonho. E é evidente o quão importante é esse tema para o clube, a torcida, os arrematantes e os parceiros que fizeram com que o projeto se tornasse realidade. O futebol vai muito além do estádio, ele traz a sua função social e a aqui ela se concretiza em uma de suas formas. É a sensação de que não estamos sozinhos. E inclusão social é isso: minimizar as barreiras para que esses indivíduos possam frequentar os mesmos eventos”, declara Elyse.
Para o vice-presidente do Coritiba, Glenn Stenger, existem algumas situações que o clube nunca abrirá mão de participar e essa é uma delas, a execução de um projeto que garante inclusão social. “É com muito orgulho que entregamos esse camarote, que é pioneiro no Brasil. Não há, atualmente, nenhum outro estádio de futebol no país onde exista uma acomodação sensorial como essa. Aqui o Coritiba também cumpre a sua função social, é um dia muito importante na história do clube. Estamos extremamente agradecidos ao instituto ICO e a todos os nossos colaboradores e parceiros que conseguiram fazer com esse espaço se tornasse realidade”, comemora Stenger.
As empresas colaborativas do projeto foram: Cristal Engenharia, Daph Draw, Estrutural, Europa Esquadrias de PVC, Facilita Pais, Delivar de Mattos & Castor Advogados, Kapazi, LED Lâmpadas e Iluminação, P.B Castro Leilões, Pilar, PSV Auditoria e Consultoria, e Railbotic. O projeto do Camarote inclusivo foi doado pelos arquitetos Carla Mattioli e Maurício Pinheiro Lima.
O Camarote de Acomodação Sensorial elimina as “barreiras invisíveis”
Algumas particularidades de um estádio de futebol podem se tornar barreiras invisíveis para pessoas com TEA, que tem alguma hipersensibilidade sensorial, como o barulho da torcida vibrando pelo time, fogos de artifício, a iluminação do estádio, a grande movimentação de pessoas, entre outras características que são comuns em dia de partida de futebol.
Por isso, o projeto do Camarote de Acomodação Sensorial do Estádio Couto Pereira foi pensado para reduzir todos esses estímulos. O ambiente tem condições acústicas, térmicas e de iluminação favoráveis para que a pessoa autista se sinta bem. O tratamento acústico das paredes e do teto, por exemplo, foi feito para reduzir ao máximo o nível o barulho do estádio. Também, do lado externo, microfones captarão o som do estádio que poderá ter seu volume calibrado em caixas de som internas, de acordo com a necessidade.
A iluminação do ambiente é personalizada, sendo feita por meio de luz indireta, proporcionando um maior conforto visual. O mobiliário também foi pensando de forma adaptada para esse público como, por exemplo, uma poltrona alta para que o indivíduo possa se isolar e se reorganizar sensorialmente, caso seja necessário.
Para utilizar é necessário fazer reserva prévia
O Camarote de Acomodação Sensorial tem um número limitado de vagas por partida, portanto, para utilizá-la o torcedor deverá fazer a reserva na semana do jogo, por meio de mensagem direct no Instagram do Instituto Ico (@institutoico). O camarote estará disponível para agendamento a partir desta semana, para o jogo Coritiba x Corinthians, no dia 9 de novembro (quarta-feira).
Para a reserva da Sala de Acomodação Sensorial será necessário:
– Foto dos ingressos da partida, tanto da pessoa autista como do acompanhante (ambos meia-entrada cadeira inferior);
– Enviar o laudo que ateste o TEA ou o número da carteira de identificação da pessoa autista.
Sobre o Instituto ICO
Fundado pelo casal Emiliano e Elyse Matos, de Curitiba, o Instituto ICO nasceu da vontade de transformar em legado social positivo a adversidade que viveram quando seu filho mais velho, Enrico (Ico), recebeu o diagnóstico de autismo. Com o ambicioso propósito de eliminar os estigmas na sociedade em relação à pessoa com deficiência, especialmente a pessoa autista, o Instituto ICO busca por meio de conhecimento e capacitações atingir esse propósito. Para isso, conta com parceria pioneira com a fundação americana Autism Speaks e com a Organização Mundial da Saúde (OMS) para implantar na saúde pública de Curitiba, um programa de treinamento de pais de crianças de 2 a 9 anos com atrasos no desenvolvimento. Além da implantação do Programa de Treinamento da OMS, o Instituto promove dinâmicas de sensibilização em empresas, capacitação de equipes para o atendimento da população autista congressos científicos e execução de espaços de acomodação sensorial.
Serviço
Camarote de Acomodação Sensorial no Estádio Couto Pereira
Reservas: mensagem direct no Instagram @institutoico (na semana do jogo – apresentando os documentos necessários).
Local: Estádio Couto Pereira
R. Ubaldino do Amaral, 63 – Alto da Glória, Curitiba
Por Conceição Contin – Mcomm
Deixe um comentário