7 dicas para uma obra sem estresse
Quem começa uma obra, seja uma construção nova ou uma reforma, quer que todo o processo corra bem e dentro dos prazos estabelecidos. Mas, para que tudo se mantenha em ordem, seguindo à risca o cronograma, é preciso alguns cuidados. Contar com um bom projeto arquitetônico e com uma equipe qualificada para gerir a obra são dois pontos que podem evitar muita dor de cabeça.
Veja a seguir 7 dicas para uma obra sem estresse:
1. Contratar um arquiteto qualificado para realizar o projeto e para lhe assessorar durante todo o processo.
Pode parecer algo óbvio, mas nem sempre quem deseja construir ou reformar segue por esse caminho. Muitas vezes, opta-se por economizar neste item fundamental, que é base de todo o trabalho. “O projeto arquitetônico representa de 3% a 5% do valor total da obra, o que é muito pouco no balanço geral”, comenta Fernando Campos, CEO da administradora de obras Claassen.
Claassen Arquitetura e Engenharia – arquiteta Cristina Campos, engenheiro Carlo Campos e Fernando Campos, CEO e engenheiro na administradora de obras Claassen.
2. Contratar uma empresa qualificada para a gestão completa da obra.
Tendo um bom projeto em mãos, feito por um profissional qualificado, é a hora de começar a obra de fato. Ao invés de fazer tudo sozinho, o ideal é sempre contar com a assessoria completa de uma empresa que ajudará em todas as etapas da construção e da reforma, aliviando a carga e o estresse que esse tipo de trabalho exige dos proprietários.
3. Confiar na capacidade técnica dos profissionais escolhidos.
Uma equipe de gestão de obras traz a tranquilidade de saber que o seu projeto está em boas mãos. Ela está apta a identificar e solucionar as questões que possam aparecer ao longo da construção, pois tem a ciência e controle de todas as etapas do processo. “Esses profissionais sabem o que fazer, sabem quanto tempo dura cada etapa. É preciso confiar e deixá-los fazer o serviço da maneira certa”, indica Campos.
4. Não pular etapas.
Tentar antecipar etapas pode gerar um ruído no bom andamento da obra que causa mais problemas do que soluções. Os arquitetos e engenheiros sabem a hora de executar cada serviço e têm tudo programado, em um cronograma. Por isso, é importante sempre contar com a ajuda de uma equipe de profissionais capaz de dar esse suporte.
5. Ser transparente e manter uma comunicação assertiva com todos os envolvidos.
Uma boa comunicação evita desgaste entre os muitos envolvidos no processo de uma reforma ou construção, como arquiteto, engenheiro, prestadores de serviços, fornecedores e clientes. “Em obras sem uma administração adequada, tudo começa a ficar muito complicado e confuso. Um controle rigoroso e a comunicação assertiva e qualificada ajudam a manter todo o planejamento em curso, sem perder as rédeas da situação”, afirma.
6. Saber qual o momento certo para economizar.
Um bom arquiteto ajuda o cliente a encontrar soluções diferenciadas que reduzem o orçamento da obra. Por isso, o que pode parecer caro de início – o investimento em um projeto de reforma ou construção – pode ajudar a gastar bem menos dinheiro lá na frente. “Escolher o arquiteto mais barato, só pelo preço do serviço, pode ser um tiro no pé. Um bom profissional consegue fazer um projeto que pode gerar uma economia absurda na construção”, aponta o CEO da administradora de obras Claassen.
7. Estar preparado para lidar com momentos de ansiedade.
Ao longo de uma obra, muitos momentos de ansiedade vão surgir – e são extremamente naturais. A construção e reforma são processos demorados, que podem levar meses. É preciso manter a calma e acreditar que os profissionais estão trabalhando para que tudo saia dentro do planejado.
Serviço
Para dúvidas ou demais informações sobre este tema, entre em contato com a Claassen Arquitetura e Engenharia.
Fernando Campos – Sócio-proprietário da Claassen.
Contato: (41) 99281-1030
Enviado por Marcus Campos – Prime Comunicação
Deixe um comentário