Jovens são chamados a combater Fake News nas eleições
Projeto do Instituto Palavra Aberta, #FakeToFora capacita estudantes na criação de coletivos e clubes de checagem
Com o início da campanha eleitoral, o combate à disseminação de Fake News se torna ainda mais urgente. No último ano, os jovens foram amplamente incentivados a participar do processo eleitoral e atento a este movimento, o Instituto Palavra Aberta desenvolveu um programa especial, chamado #FakeToFora que visa conscientizar os jovens sobre a responsabilidade deles na não propagação de informações falsas.
O Instituto Palavra Aberta, por meio de pesquisas, seminários e campanhas, promove a liberdade de expressão, a liberdade de imprensa e a livre circulação de informação como pilares fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade forte e democrática. Apoiado por algumas das mais relevantes instituições do País, como por exemplo o TSE, desde 2019, desenvolve o EducaMídia – considerado o maior programa de Educação Midiática do mundo e que já impactou mais de 4 milhões de alunos e 17 mil professores de escolas públicas brasileiras.
O #FakeToFora capacita educadores e estudantes de todo o país para que promovam ações e reflexões no preparo para as votações. O projeto oferece uma metodologia para que os estudantes criem um coletivo ou clube de checagem, em que terão a oportunidade de praticar a leitura reflexiva das informações. Os materiais são gratuitos e enfatizam o papel da educação midiática na construção da cidadania.
O #FakeToFora é composto por seis módulos que podem ser desenvolvidos separadamente ou como uma trilha única, alinhada à proposta de itinerários formativos do Novo Ensino Médio.
Todo o material está disponível no site oficial da iniciativa.
Quem faz parte
O #FakeTôFora é uma iniciativa do Palavra Aberta com realização do EducaMídia e apoio do Google.org e do Facebook. O projeto conta com a participação da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP); Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT); Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji); Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER); Associação Nacional de Jornais (ANJ); Apel; Câmara dos Deputados; Câmara Municipal de Itapevi; Escola do Parlamento de Itapevi; Comprova; Inicie; Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca); Mobis; Politize!; Plenarinho; Tribunal Superior Eleitoral (TSE); Vaza, Falsiane!; Viven; Escola da Câmara.
Patricia Blanco – Presidente Executiva do Instituto Palavra Aberta
Formada em Relações Públicas pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, com Pós-graduação em Marketing pela ESPM, é atualmente Presidente Executiva e do Conselho Diretor do Instituto Palavra Aberta, entidade que coordena o EducaMídia, programa que visa capacitar e engajar educadores e instituições de ensino no processo de educação midiática de jovens, desenvolvendo seus potenciais de comunicação nos diversos meios, a partir da interpretação crítica das informações, produção ativa de conteúdos e participação responsável na sociedade.
Enviado por Jamila Araujo / Mosaike
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