Cidade Oculta de Lucia Adverse entra na coleção permanente do MEP.

Imagem: Divulgação

Cidade Oculta, 2016, é uma videoarte que trata do expressionismo e suas fontes. A obra apresenta o ponto de vista de Lucia Adverse sobre a influência do movimento na arquitetura brasileira desde o início do século XX até nossos dias.

Ao longo de seu olhar aguçado para um tema dito proibido, amplamente tratado no expressionismo, ou seja, o excitante, o violento, o fantástico e o perverso, Lucia Adverse nos mostra uma metrópole em suas crises existencialistas, a cidade de São Paulo, marcada pela violência e contradições entre o bem e o mal. A obra constitui uma base sólida para a reflexão da História do Brasil em um país onde o terror, a violência e a degradação humana assombram a nação desde o início de sua história, chegando ao século passado como fonte de influência para o movimento Cinema Noir em uma versão melancólica brasileira do tema.

Tomando a arquitetura como inspiração e extraindo todos os aspectos do universo imaginário dos diretores de cinema, Lucia Adverse apresenta a realidade de um Brasil violento. Edifícios, muros e monumentos que têm muito a dizer no silêncio de seu concreto e no grito de sua história.

Enviado por Ricardo Fernandes

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*