A PROFISSÃO DAS PROFISSÕES
Folha da Mulher - Coluna KV, dezembro 2021
“Educar verdadeiramente não é ensinar fatos novos ou enumerar fórmulas prontas, mas sim preparar a mente para pensar.” Albert Einstein
Ser educador é tirar as ervas daninhas, é regar, é esperar com paciência o crescimento, é festejar o florescimento do educando. Neste período pandêmico o que era difícil para qualquer profissional, para o professor tornou-se quase impossível. Mas, professor brasileiro é um ser de outra galáxia, ele se reinventou. Ser professor é mais do que uma profissão – é vocação! Mas, atenção, pois estes seres extraordinários estão em extinção. De acordo pesquisa realizada em 2018 pela ODCE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), apenas 2,4% dos jovens brasileiros desejam ser professores e os motivos são vários, entre eles, desvalorização da profissão, baixo salário e péssimas condições de trabalho. A educação desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de uma nação, pois somente com conhecimento é possível inovar, desenvolver, crescer. Uma sociedade só irá prosperar quando valorizar o professor.
O CAMINHO É O CAMINHAR
“Non ducor, duco” A expressão em latim significa “Não sou conduzido, conduzo”
Sou professora de Arte, artista plástica, colunista cultural, ensaísta, mãe, esposa, filha, mulher. São muitas atribuições e as desempenho com muito amor e dedicação. No entanto, neste vendaval que estamos vivendo, estou repensando na vida. Agora quero valorizar ainda mais meu tempo, compreender meus sentimentos, estar perto dos meus familiares e acima de tudo cuidar de mim. Desejo fazer menos e melhor e ter tempo para contemplar a vida, nosso maior bem, nosso patrimônio divino.
UMA VIDA DEDICADA À EDUCAÇÃO
“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.” Cora Coralina
Tenho muito orgulho de ser professora, mas, chegou o momento de trilhar novos caminhos e depois de refletir muito, estou me despedindo da Escola Evolutiva. Felizmente estou saindo deixando uma marca positiva. Foram mais de 20 anos dedicados à educação, dos quais quase 12 somente na Escola Evolutiva. Fui professora de escolas de alto padrão no Bairro Higienópolis em São Paulo, fui professora concursada pelo Estado de São Paulo, onde pedi exoneração, mudei de estado, de profissão, mas voltei a dar aulas. Nesta minha trajetória na Escola Evolutiva, participei de muitas atividades, nunca sozinha, sempre com a colaboração dos meus colegas incríveis, dos alunos dedicados e com o apoio e liberdade dos pedagogos, sendo a atual a querida Talita Cinachi Rodrigues e da diretora mais maluquinha que conheci, Patricia Teixeira Alberti, a Paty. Alguns exemplos: PINTURA ARTÍSTICA DO MURO DA ESCOLA; CAMPANHA #DOEUMAFLOR ; PETIT GALLERY; VERDE QUE TE QUERO VERDE; GUIRLANDAR; EXPOSIÇÃO NO SHOPPING SÃO JOSÉ – RELEITURAS; O PODER TRANSFORMADOR DA ARTE – INSPIRADO NAS ODS, entre outros tantos que não caberiam aqui. Incontáveis trabalhos inspirados na história da Arte – dos primórdios da Arte Rupestre até os dias atuais envolvendo diversas técnicas: pintura, fotografia, colagem, teatro, dança, música, escultura, filmes. CONVIDADOS ILUSTRES – Abel do Projeto Cabeça de Coco, Maria Angélica Marochi, a historiadora, escritora e professora aposentada, Edmilson Fernandes, ex-morador de rua que virou empreendedor, João Alcanja que transforma lixo em obras de Arte e a visita e entrega de materiais artísticos para o menino conhecido como Dr. Nyltow Rafael (o menino artista que tinha problemas respiratórios) com cobertura da equipe RPCTV com a repórter Cristina Graeml. BOAS AÇÕES – Ações voluntárias: distribuição de presentes no Centro Municipal õe Educação Infantil “Tio João”, entrega de produtos de limpeza na Casa de Repouso, doação de camisetas customizadas com pinturas e bordados para os Amigos da Biblioteca da Caximba, região sul de Curitiba. VISITA A ESPAÇOS CULTURAIS, MUSEUS, GALERIAS, entre outros: Museu Atílio Rocco, Museu Oscar Niemeyer, Cinemateca, Museu do Boneco Animado, Museus do Holocausto e do Expedicionário, visita a Reciclagem de lixo Sementes do Amanhã. CONCURSOS: Guarda-chuva, estandarte, chapéu, guirlanda. EVENTOS: Participei de festas, congressos, formaturas, Feiras das Ciências. FANTASIAS: Me fantasiei de variadas formas, de monstro nas festas de Halloween, de fada e Charles Chaplin nas Campanhas #doeumaflor, de noiva, cangaceira, de espantalho, de caipirinha nas Festas Juninas, de torcedora nas Copas e Olimpíadas, várias fantasias no Carnaval, de Mulher Maravilha, entre outras. ASSESSORA DE COMUNICAÇÃO – Fiz inúmeros registros fotográficos, realizei divulgações na minha coluna KV e fui colaboradora na área de EDUCAÇÃO assinado pela Escola Evolutiva neste querido jornal – FOLHA DA MULHER.
GRATIDÃO
“A gratidão é a memória do coração.” Antístenes, filósofo grego
Vivi intensamente. Convivi com alunos especiais, trabalhei com professores sensacionais, tive o apoio de colaboradores carinhosos e atenciosos, a orientação de pedagogos pacientes e o incentivo de diretores maravilhosos. Muito obrigada, de coração! Há tanta gratidão que não há palavras que possam expressá-la.
Enviado por Katia Velo
Você vai fazer falta, uma professora incrível e cheia de ideias inovadoras. Que você seja muito feliz nessa nova caminha.
Katia Velo: não a conheço pessoalmente,mas a conheço pelo que escreve. Uma profissional de mão cheia. Concordo com aquilo pelo qual sempre lutou:a jornada de um professor, suas atribuições, seus compromissos, suas metas, sua importância como profissional para a sociedade brasileira.