[escrevedor de histórias] – edição Quilombolas
Publicação impressa com registros da experiência do ator Marcel Malê Szymanski em Comunidades Quilombolas do Paraná será lançada (on-line) em Festival Literário Afro-paranaense, no Mês da Consciência Negra.
Após percorrer, em 2019, com a performance [escrevedor de histórias], seis comunidades remanescentes quilombolas do Paraná (CRQs): Adelaide Maria Trindade Batista (Palmas), Água Morna (Curiúva), Batuva (Guaraqueçaba), Feixo (Lapa), João Surá (Adrianópolis) e São Roque (Ivaí), o ator Marcel Malê Szymanski irá lançar no dia 21 de novembro, às 16h, no Festival Literário Afro-paranaense, uma publicação impressa com registros desta vivência.
O lançamento será on-line e gratuito e faz parte da programação em comemoração ao Mês da Consciência Negra, para participar é só acessar o canal da organização do Festival:
A jornada pelas comunidades foi realizada nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2019, em cada uma delas o ator acompanhado da sua máquina de escrever, Matilde, permaneceu dois dias. Foi com ela, como parte da performance, que ele registrou cada encontro e as histórias que surgiram deles. “Busquei com este projeto uma aproximação com a minha ancestralidade e identifico que o pertencimento é um aspecto marcante da identidade quilombola, que ultrapassa laços sanguíneos e de parentesco e cria vínculos pautados em valores, costumes e lutas”, conta Marcel. “Ao escrever as histórias que ouvi reescrevo a minha própria história, ainda cheia de lacunas não preenchidas, mas que agora carregam uma memória coletiva”, comenta.
O lançamento da publicação estava previsto para o ano passado, mas por conta da pandemia, foi adiado. A distribuição de 1 mil exemplares será gratuita. As comunidades (CRQs) foram as primeiras a receberem o material.
Sobre Marcel Malê Szymanski
Marcel é ator e professor Licenciado em Artes Cênicas. Em 2020, recebeu o Prêmio Jornada de reconhecimento à trajetória de profissionais de Cultura do Paraná. No audiovisual, destaca-se a participação em filmes como “Estômago” e séries como “Irmandade”, ambos disponíveis na plataforma Netflix. Recebeu o Prêmio João Bênnio/Troféu Goiânia de Melhor Ator de Longa Metragem no 7º FestCine Goiânia, por sua interpretação no longa metragem “Circular”, produzido em Curitiba/2010. Nos últimos anos se dedicou à performance poética [escrevedor de histórias] e ao mestrado em Artes, cuja pesquisa trata do apagamento de narrativas afro-diaspóricas. Em 2020 foi um dos embaixadores da campanha “Juntos Pela Transformação”, promovida pela escritora Djamila Ribeiro, que elencou iniciativas de enfrentamento ao racismo em todo Brasil.
Sobre o FLAP
O Festival Literário Afro-Paranaense (FLAP) é uma ação de valorização da poesia, prosa, conto, romance, ensaio, teatro, artigos, contação de histórias afro-paranaenses, que acontece no Mês da Consciencia Negra e teve a sua primeira edição realizada em 2019, no Memorial de Curitiba.
A edição deste ano será totalmente virtual.
O objetivo do FLAP é dar visibilidade à presença afro-paranaense no campo da literatura e da produção de conhecimentos.
O evento é realizado pelo Centro Cultural Humaita, com o apoio do coletivo Negritude UFPR e diversos parceiros.
A programação prevê lançamentos de livros, sarau e entrevistas com autores (as), pensadores (as), estudiosos (as), artistas, poetas (isas) ligados ao cenário cultural, intelectual e literário afro-paranaense.
Data: de 20 a 28 de novembro, em horários diversos.
Informações: https://informativocentroculturalhumaita.wordpress.com/
Saiba mais sobre o projeto [escrevedor de histórias] acessando o diário eletrônico das histórias e vivências, disponibilizado via internet: https://www.facebook.com/escrevedordehistorias/
Este projeto foi viabilizado com apoio da COPEL por meio do PROFICE (Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura), da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura.
Ficha Técnica:
Concepção e Artista Investigador: Marcel Malê Szymanski
Fotografia e Colaboração de Edição: Elenize Dezgeniski
Fotografia Capa: Lidia Ueta
Projeto Gráfico: Adriana Alegria
Revisão de textos introdutórios: Tuyra Andrade
Provocador: Rafael Camargo
Direção de Produção: Marcel Malê Szymanski
Assessoria de Imprensa: Glaucia Domingos
Captação de Incentivo: Mônica Drummond
Realização: Sustenido Produções
Contato:
Produção
Marcel Malê Szymanski
escrevedordehistorias@gmail.com
@escrevedordehistorias
Enviado por
Glaucia Domingos / Assessoria de Imprensa
Deixe um comentário