Herdei a empresa da família, e agora?

Sucessão Familiar / Divulgação

De acordo com dados do Sebrae e o IBGE, as empresas familiares representam mais de 90% das cerca de 20 milhões ativas no Brasil. Quando passadas de geração em geração, muitas vezes enfrentam desafios de gestão, sucessão e relacionamento.

O herdeiro que vai encarar o processo de sucessão precisa reunir uma série de quesitos para dar longevidade à empresa. O consultor sênior da GoNext Governança & Sucessão com experiência de mais de 30 anos em consultoria empresarial, Gilson Faust, aponta as dez principais características que o herdeiro deve ter para conquistar o sucesso nos negócios da família:

1 – Competência técnica: ter as atribuições de gerenciamento e a macro visão da gestão do negócio.

2 – Inteligência emocional: manter o distanciamento emocional das tomadas de decisão da empresa.

3 – Liderança: saber conduzir equipes e liderar pessoas com o propósito de resultados.

4 – Gestão de pessoas e de conflitos: gerir pessoas e eventuais conflitos com foco nos resultados da empresa sem desrespeitar as necessidades dos colaboradores.

5 – Comprometimento: estar alinhado com a missão e visão da organização.

6 – Criatividade: ter atitude visionária diante do mercado.

7 – Saber correr riscos calculados: saber o momento de ousar diante das exigências do público e mercado.

8 – Espírito empreendedor: conseguir empreender novas formas de ações diante de crises ou no lançamento de novos produtos e serviços fará a diferença.

9 – Foco: alcançar metas e objetivos conforme planejamentos resultará numa boa gestão.

10 – Comunicação eficiente: essa é uma das bases para ser um bom gestor. Saber ouvir também é característica de um executivo de sucesso.

Gestão mista e planejamento

Além dos herdeiros como sucessores das organizações, uma prática comum é a gestão mista, que envolve herdeiros da família e profissionais do mercado. “É muito comum e acontece quando os herdeiros ainda não estão com as competências técnicas e emocionais desenvolvidas para assumir os negócios. A gestão mista leva o sucessor para a convivência com executivos de mercado que possam compartilhar conhecimento e treiná-los para assumirem os negócios”, esclarece Faust.

Outro ponto que o consultor cita é a importância de iniciar o processo sucessório com bastante antecedência. “Percebemos na prática que os projetos vitoriosos são aqueles muito bem planejados com início, meio e fim. É um trabalho que se constrói devagar, que precisa ser maturado, em conjunto entre sucessor, sucedido e todo o ambiente empresarial, para que no final, a transição de legado e poder ocorra de forma eficaz”, reforça Faust.

Saiba mais

Se você é herdeiro da empresa da família e quer orientações profissionais de como proceder, a GoNext acaba de lançar o terceiro episódio do podcast GoNext Talk. A consultoria, especializada em empresas familiares, traz um bate-papo sobre o assunto com o especialista Gilson Faust. Para ouvir o episódio acesse:   https://anchor.fm/gonext/episodes/Episdio-03-Herdei-a-empresa-da-famlia–e-agora–Como-identificar-a-solucionar-problemas-de-gesto-e17pgg8

O podcast GoNext Talk aborda o universo da Governança Corporativa e está disponível quinzenalmente no site da GoNext e também nas plataformas: Anchor, Spotify, RadioPublic, Breaker, Google Podcast e Pocket Casts.

Sobre a GoNext Governança & Sucessão: consultoria especializada na implantação do sistema de governança corporativa e sucessão em empresas familiares. Fundada em 2010, atua com metodologia exclusiva para a profissionalização, elaborada a partir da experiência adquirida em mais de 180 projetos atendidos no Brasil e nos EUA. A equipe de consultores desenvolve planejamento personalizado, de forma integrada aos objetivos e necessidades de cada cliente. Em 2021, a consultoria estreou no mercado de franquias, dentro dos planos de expansão da marca. www.gonext.com.br

/Enviado por Tânia Jeferson / IEME Comunicação 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*