MEU FILHO NÃO É MAIS CRIANÇA. E AGORA?

Cibele Nardi
Foto / Divulgação


Redescobrir o relacionamento entre pais e filhos e realinhar os papéis de cada um pode ajudar a superar esse momento

O ditado “os pais criam os filhos para a vida” é fala comum entre quem já teve filho, mas poucos estão realmente prontos para romper o laço de dependência e admitir que eles cresceram. Quando este momento chega, ambas as partes precisam aprender a caminhar sozinhos e manter o foco em suas vidas.

Vontade de sair sozinho, o primeiro amor, planos de um intercâmbio e a necessidade de tomar decisões que em situações anteriores dependiam de aprovação, são alguns indícios que não se está mais diante de uma criança. Isso parte de um processo natural e inevitável, o que muda é o grau de segurança que esse adulto terá. “Aquilo que os pais plantam de autoestima nos filhos faz com que eles sintam mais confiança para encarar o mundo e se tornem mais independentes e saudáveis”, explica a Life Coach Cibele Nardi.

Nessa fase tudo depende do trabalho desenvolvido anteriormente. Quando os jovens saem para o mundo, mas não tiveram uma educação voltada para a formação de seres autônomos, pais e filhos podem sofrer por não estarem efetivamente preparados para o desafio. “Em situação de superproteção, tanto os pais quanto os filhos, se tornam dependentes: os filhos das decisões dos pais e os pais de uma vida voltada exclusivamente aos filhos”, analisa a especialista.

A melhor maneira de ambos superarem essa fase é com pequenas atitudes diárias e graduais, iniciadas desde os primeiros anos. “Oferecer três opções de roupa para o filho decidir, deixá-lo escolher um entre vários esportes e levá-lo ao shopping para passar uma tarde sozinho com os amigos são algumas sugestões que vão compondo um comportamento seguro na criança e ajudando os pais a visualizarem esse crescimento”, exemplifica Cibele.

Quando o problema já existe, no entanto o Life Coaching pode ajudar. “Trabalhamos de maneira a tornar consciente para essas pessoas como está esse relacionamento e visualizar como ele deveria ser”, explica a Life Coach. Depois aprendem que o amor nesta relação não está subordinado à dependência. “Na última fase desse ciclo os pais voltam os olhares para o cônjuge e entenderem que a preocupação com os filhos não pode substituir o papel desempenhado no casamento, mas ser somado”, finaliza Cibele Nardi.

 

Sobre a Life Coach Cibele Nardi:

Cibele Nardi é membro da Sociedade Brasileira de Coaching, licenciada pela Sociedade Brasileira de Coaching, maior referência em Coaching no Brasil. Proprietária da empresa do ramo de coaching e treinamento High Places Coaching Brasil. Cibele é graduada em Teologia e também tem experiência na área de gestão financeira.

Serviços: High Places Coaching Brasil Cibele Nardi – Life Coach Informações: (41) 9936 3555 Email: contato@cibelenardicoach.com.br

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*