Empreendedoras curitibanas participam de Jornada de Comunicação on-line
O evento promovido pela BPW Curitiba reuniu cerca de 80 empresárias para ouvir a respeito de dicas de comunicação para melhorar o desempenho de seus negócios
A I Jornada de Comunicação on-line da BPW Curitiba reuniu cerca de 80 empresárias, executivas e profissionais liberais, nos dias 13 e 14 de abril, e abordou ferramentas para aperfeiçoar a comunicação digital de marcas e impulsionar os negócios nas mídias on-line. Foram apresentados temas como produção de conteúdos, ferramentas digitais, linguagem visual e produção smart-audiovisual, e as participantes receberam um book exclusivo sobre design digital.
A presidente da BPW Curitiba, Birgit Keller Marsili, abriu o evento e destacou a importância das mídias e dos negócios on-line neste momento em que vivemos a pandemia do coronavírus e da Covid-19. O evento foi organizado pelo comitê de Comunicação da entidade.
A diretora-executiva da WSI Pro Digital e consultora de Marketing Digital, Carol Faraco, ressaltou a importância das pequenas empresas no contexto da Covid-19 e da transformação digital acelerada pela pandemia. De acordo com o Banco Mundial, as pequenas empresas são a espinha dorsal das comunidades, representam cerca de 90% de todas as empresas e empregam mais da metade da população do mundo. Carol destacou o programa de subsídios do Facebook para pequenas empresas em função da pandemia de coronavírus e o crédito Google ADS disponíveis para os pequenos e médios negócios.
Carol destacou oito vantagens do Facebook ADS – conta business: acessível para pequenas empresas alcançarem resultados eficientes; oportunidade de interagir com milhões de usuários diariamente; níveis de segmentação para chegar ao cliente ideal; grande capacidade de viralização já que potencializa o engagement; audiência que normalmente não vê as publicações orgânicas; flexibilidade para personalizar anúncios de acordo aos seus interesses; garante o aumento do tráfego por um preço menor; e medição do rendimento dos anúncios.
A ferramenta ainda permite escolher os objetivos, definir o público e o orçamento (pagar por impressões ou por cliques) e mensurar os resultados. Com relação ao Google Meu Negócio, Carol afirmou que é importante atualizar o perfil nessa plataforma, pois ele é um recurso que permite conectar-se com os clientes através da Busca do Google. No caso do Google Maps, é importante fazer postagens sobre ofertas e horários e colocar as informações sobre a empresa.
A empreendedora com formação em Marketing e diretora do Grupo Empresarial Gour, Lella Rodrigues, falou sobre branding (gerenciamento e posicionamento estratégico da marca) e gestão com foco em vendas (produtos e distribuição), marketing (satisfação da demanda de mercado). Lella deu algumas dicas como entregar “valor” como estratégia para o seu nicho de negócios e não fazer lives somente porque estão na moda. Segundo Lella, as lives devem ser feitas para informar e ajudar futuros e atuais clientes e para impactar as pessoas ao seu redor. A empreendedora aconselha também a não fazer posts apenas para estar nas redes sociais. De acordo com Lella, é preciso valer cada palavra que digitar para o post. Ela leva a fazer duas reflexões ao fazer um post: porque as pessoas deveriam lhe seguir e descreva em uma palavra o sentimento que gostaria de despertar em seu seguidor.
Conteúdo
A jornalista e empresária de comunicação Isabela França falou sobre o conteúdo para a mídia digital nos tempos da Covid-19. Para Isabela, finalmente chegou a vez da comunicação planejada. Com os impactos do isolamento social, ela acredita que é preciso olhar para o que se planejou e corrigir o rumo, aproveitando para se comunicar da melhor maneira possível. Segundo Isabela, o atual cenário favorece a imprensa, que estava sendo trocada por outras ferramentas de comunicação e volta a ganhar importância, num momento em que a veracidade e credibilidade das informações são essenciais.
A jornalista afirma que este é o momento para criar canais com o público interno e externo e também de divulgar os valores da empresa. Outro detalhe importante para Isabela é que neste momento também é necessário comunicar mudanças de atividades, como por exemplo, os serviços que a empresa oferece, o que deixou de oferecer e as novas formas de prestação de serviços e mudanças de horários.
A designer e sócia da Ponto 41, Mayara Wal, destacou a composição e cenário para vídeos e lives, principalmente para o empresário que não está recebendo seus clientes em sua empresa ou loja nesses tempos de isolamento social. Ela explicou que seis pontos devem ser levados em conta para o uso do vídeo como ferramenta de trabalho: a finalidade de seu uso, a escolha do local, a posição da câmera, a iluminação, a composição do fundo e a sua posição (do vídeo). Já a jornalista e diretora de Marketing da BPW Curitiba, Juliana Karam, abordou o tema “Com Ciência da sua Comunicação – muito além da oratória). Ela lembrou que a comunicação está fazendo a ponte com o mundo lá fora, nesses tempos de isolamento social, e deu várias dicas sobre como cuidar da voz e etiqueta nas redes sociais.
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