APAP/PR apresenta a sua melhor arma em momentos de crise, a criatividade
Em tempos de quarentena, artistas plásticos da associação fazem homenagem ‘in memoriam’ a artistas paranaenses para salientar a necessidade de ficar em casa
A Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR, seguindo as orientações sobre a quarentena para minimizar os efeitos do novo Coronavírus (COVID-19), convidou virtualmente artistas associados para a realização de trabalhos inspirados em obras de artistas plásticos paranaenses já falecidos.
O objetivo é refletir sobre como nossos artistas produziriam em momentos de crise como esta pandemia. Ressalta-se que os artistas não querem alardear ou provocar pânico e, sim, buscar por meio da arte um novo olhar sobre o mundo e a nós mesmos. “A arte nos possibilita transformar o nosso estado de espírito, pois é uma forma de catarse”, destaca a vice-presidente da APAP/PR, Sabine Feres.
Esta é a primeira edição com a participação de 12 artistas: Ana Isis Ribas, Ariane Labre, Aurélio Peluso, Cristina Schimidh, Lecco Coelho, Katia Velo, Ligia Barros, Marisa Vidigal, Meg Gerhardt, Osmar Carboni, Luiz Gustavo Vidal e Wilson Pizzatto.
Os artistas realizaram intervenções e releituras em obras de artistas consagrados como Alfredo Andersen, Erbo Stenzel, Estanislau Traple, Guido Viaro, Irene Rolek, Helena Wong, Poty Lazzarotto, Ruben Esmanhotto, Theodoro de Bona e Vivian Vidal.
“Salientamos que o projeto é uma pequena homenagem de nossos artistas àqueles que influenciaram e moldaram as artes visuais do Estado do Paraná. As paródias aqui trazidas não implicam descrédito à obra originária (artigo 47, da Lei n.º 9.610/98)”, destaca o presidente da APAP/PR e advogado especializado em direito de imagem, Luiz Gustavo Vidal.
São 15 trabalhos sem finalidade econômica, apenas a intenção de demonstrar que a arte sempre faz a diferença para a sociedade na formação do cidadão. Portanto, em sua função social, pode inclusive salvar vidas, quando consegue chamar a atenção para a importância do distanciamento social e a necessária autoproteção contra o novo coronavírus ou covid-19.
As imagens podem ser apreciadas no Instagram, na APAP/PR e redes sociais dos artistas plásticos participantes. Em breve, novos artistas serão homenageados pela associação.
Serviço:
Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR
Av. Jaime Reis, 107 – São Francisco, Curitiba-PR – (41) 3232-0408
Instagram: apap_pr
Deixe um comentário