FOLHA DA MULHER COLUNA KV – DEZEMBRO 2019
SE DEUS É BRASILEIRO, PAPAI NOEL É ESTRANGEIRO
Símbolo universal de altruísmo, bondade e alegria o Papai Noel ainda faz sucesso.
ORIGEM DO BOM VELHINHO
Dizem que quem conta um conto sempre aumenta um pouco, pois bem, com o Papai Noel não é diferente. Há várias versões, vou contar apenas duas. A primeira é que a origem do Papai Noel vem dos vikings, vik significa homem do norte, que viveram há muitos e muitos anos. Conta a lenda que para provar sua bravura e alimentar a aldeia, um jovem era escolhido para caçar e matar um urso polar branco. O jovem então saía com um trenó e renas. Após matar o urso, o jovem o colocava em seu corpo para aquecê-lo, portanto com os pelos para dentro, o que deixava a pele ensanguentada do lado de fora. Ao retornar, estava com a barba e cabelos brancos da neve.
A outra versão, bastante conhecida é inspirada no esbelto bispo chamado Nicolau, nascido na Turquia em 280 d.C. que adorava presentear as crianças com moedas. Depois, Nicolau foi santificado e a data comemorada é dia 06 de dezembro, dia do seu nascimento, com a proximidade do Natal foi o Santo escolhido para representar a data simbólica do nascimento de Jesus Cristo.
POPULARIZAÇÃO DO PAPAI NOEL
Dizem as más línguas que quem popularizou mesmo o Papai Noel foi um refrigerante a base de cola numa campanha publicitária em 1931. Mas, não é fake news, realmente, esta indústria já entendia de marketing muito antes desta palavra ser incorporada às empresas. Em 1931, a Coca criou uma propaganda que tornaria o Papai Noel mundialmente conhecido. O resto você já sabe, de lá até a música da Simone, pouca coisa mudou no look do nosso querido Papai Noel.
UM PEDIDO DE PRESENTE ESPECIAL
Sabemos que só irá ganhar presentes quem foi bacana durante o ano. Portanto, se você quiser acompanhar a rota do Papai Noel e sua trupe, ou seja, renas, duendes, pelo Planeta Terra é só acessar o site noradsanta.org (em inglês).
E para quem diz que Papai Noel não existe, não acredite! Ele existe sim e tem até endereço.
Papai Noel Tähtikuja 1, 96930 Rovaniemi, Finlândia
NATAL TROPICAL
Eu adoro tradições, Papai Noel com roupa vermelha, mesa farta e gostosa no Natal, decoração com neve, amo tudo! Mas, penso que precisamos começar a mudar este Natal importado e torná-lo mais nacional, mais nosso. Afinal, somos um povo festeiro que adora estar entre amigos, com a família. Dias destes, passando em frente a uma loja, fazendo propaganda, eu vi um boneco de neve inflável que tremia de frio. O boneco era mesmo fofo e parecia que estava até nevando, mas era um dia de sol pleno, então foi aí que pensei, que coisa mais estranha, estamos fazendo tudo errado!
Lógico que não quero acabar com o Natal de ninguém, mas, precisamos torná-lo mais caloroso, tropical, fresco e suave. Imagine: ao invés de pinheiros, neve, bola, peru, farofa, poderíamos ter palmeira, sol, flores, peixe, frutas. E o look do Papai Noel seria mais leve e sem aquela barriga de cerveja. Mas, o que vale mesmo é que o nosso amor aumente cada vez mais transformando este mundo num lugar melhor, seja de qual lado for que você estiver do Equador.
Natal Feliz e um Novo Ano cheio de Paz!
Deixe um comentário