MAC-PR | ativações exposição “pequenos gestos: memórias disruptivas”
Na quarta-feira, 13 de novembro, às 19h, acontece no MAC-PR, mesa redonda que dará início ao ciclo de ativações da exposição “pequenos gestos: memórias disruptivas”.
Mesa redonda: “O engajamento artístico na ditadura e na contemporaneidade”
Com Caroline Schroeder e Emanuel Monteiro
O artista e professor Emanuel Monteiro aborda dois aspectos fundamentais desde a perspectiva da exposição “Pequenos gestos: memórias disruptivas”: a exigência colonial da branquidade que engessa o artista negro em uma única forma de ativismo, qual seja, a tematizar em sua produção a luta antiracista cotidiana. Já a pesquisadora Carolina Schroeder, nos fala sobre seu compromisso em reescrever e inscrever criticamente, para além da pouca complexidade de discursos dicotômicos (artista de um lado, instituição de outro) que observamos na historiografia, acerca da relação entre arte/censura, artista/instituição durante a ditadura militar.
CAROLINE SCHROEDER é designer, pesquisadora e professora substituta no curso de Artes Visuais da UFPR. Possui Doutorado em Artes Visuais (Processos Artísticos Contemporâneos, CEART-UDESC) e Mestrado em Artes Visuais (História, Crítica e Teoria da Arte, ECA-USP). Concluiu duas graduações, em Gravura (EMBAP) e Design Gráfico (UFPR). Tem como interesse de pesquisa as relações entre arte e política, arte e Estado, arte e arquivo. Desenvolve projetos gráficos (publicações e impressos) que transitam na fronteira entre a arte e o design.
EMANUEL MONTEIRO (Londrina/PR. 1988). Artista-professor no curso de Artes Visuais – Deartes UFPR. Doutorando em Artes Visuais – PPGAV-UFRGS. Mestre em Artes Visuais – PPGAV/UFRGS. Graduado em Educação Artística (com habilitação em Artes Visuais) – UEL. Atualmente vive e desenvolve seu trabalho artístico em Curitiba. Artista representado pela Galeria de Arte Mamute, Porto Alegre/RS. Site: www.emanuelmonteiro.com/
MAC-PR
Endereço: R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba – PR, 80010-110
Deixe um comentário