ESCOLA EVOLUTIVA DESENVOLVE PROJETOS INSPIRADOS NOS ODS /AGENDA 2030 DA ONU
O objetivo é encontrar formas adequadas para que os alunos atuem como agentes de mudança
Durante todo o ano, os professores da Escola Evolutiva estão desenvolvendo atividades que possuam relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade. Os trabalhos são feitos de forma interdisciplinar dentro de um contexto real e atual. Um dos últimos trabalhos foi a conscientização da necessidade de separar adequadamente o lixo e a importância dos catadores.
OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS)
São 17 ODS: erradicação da pobreza, fome zero e agricultura sustentável, saúde e bem-estar, educação de qualidade, igualdade de gênero, água potável e saneamento, energia limpa e acessível, trabalho descente e crescimento econômico, indústria, inovação e infraestrutura, redução das desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis, consumo e produção responsáveis, ação contra a mudança global do clima, vida na água, vida terrestre, paz, justiça e instituições eficazes e parcerias e meios de implementação.
LIXO EXTRAORDINÁRIO
Para trabalhar sobre o tema do lixo foi escolhido um dos filmes mais representativos: o documentário Lixo Extraordinário (2010) do artista plástico brasileiro Vik Muniz. Em 2011 foi indicado ao Oscar de Melhor Documentário e desde então, tem sido premiado em diversos festivais e mostras internacionais. Vik conviveu por quase três anos com os catadores de lixo da extinta Gramacho, em Duque de Caxias (RJ). Em sua produção artística acabou envolvido pelas histórias emocionantes destas pessoas que se tornaram protagonistas do seu documentário.
PARCEIRA DA CAMPANHA #DOEUMAFLOR
A Escola Evolutiva, mais uma vez, é parceira da Campanha #doeumaflor. A campanha é idealizada pela artista plástica, colunista e também professora de arte da escola, Katia Velo. “Precisamos cuidar da natureza e podemos começar resgatando o amor pelas flores. Mais do que isto, precisamos nos conectar com a natureza e assim nos conectarmos com nossa essência. Ser um consumidor consciente é uma forma de fazer isto.” Declara, Katia.
VISITA À ASSOCIAÇÃO SEMENTES DO AMANHÃ
Os alunos do Ensino Fundamental I e II em agosto fizeram uma visita guiada ao Centro de Reciclagem, Sementes do Amanhã. No local receberam informações e instruções sobre formas de separar o lixo, como o material é preparado, tudo acompanhado bem de perto pelos professores e alunos que se mostraram interessados e participativos. Ao final, eles entregaram, por iniciativa própria, plantas que fizeram durante o Projeto Verde que Te Quero Verde realizado na Escola Evolutiva e também chocolates. Ainda fizeram entrevistas e conversaram com os trabalhadores do local, demonstrando genuíno interesse. “Esses trabalhadores são invisíveis, pessoas não reconhecidas e valorizadas pela sociedade como por exemplo: faxineiras, lixeiros, caixas de supermercados, frentistas, pedreiros, entre outros profissionais extremamente relevantes. Nós não descartamos somente as coisas materiais, mas também as pessoas. Felizmente temos trabalhado todos os dias para que nossas crianças e jovens compreendam a importância do ser e não apenas do ter.” Destaca Patricia Teixeira Alberti, diretora da Escola Evolutiva.
ASSOCIAÇÃO SEMENTES DO AMANHÃ
Rua Antonio Rodrigues Gallego, 256
São José dos Pinhais
ESCOLA EVOLUTIVA
Rua Veríssimo Marques 1565,
Centro – São José dos Pinhais
Tel.: (41) 3035-7227
Deixe um comentário