JANUSZ KORCZAK NO MUSEU DO HOLOCAUSTO

2012 Ano de Janusz Korczak – Reformador do Mundo
Dia: 19 de setembro de 2012 (quarta-feira) às 19h30

Local: Museu do Holocausto

R. Coronel Agostinho de Macedo, 248 (Bom Retiro)

 

Confirmação de presença obrigatória:

Fone: 3019-4662 ou pelo email secretaria.curitiba@msz.gov.pl

 

 

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A exposição permanecerá aberta até o dia 17 de outubro.

Visitação com agendamento através do email: museudoholocausto@accbeityaacov.org

 
Seminário Janusz Korczak

Dia: 20 de setembro de 2012 (quinta-feira) às 19h15

Local: UFPR

R. General Carneiro, 460 – 1º andar – Sala Homero de Barros

Tema 1:

– Um homem entre mundos

Sobre a vida heróica de Henryk Goldszmit e a memória lendária de Janusz Korczak

(Profº. Msc. Piotr Kilanowski – UFPR)

 

Tema 2:

Korczak e o Holocausto

Uma resistência Cultural judaica vibrante e insubordinável

(Carlos H. Wencland Reiss – Coord.-Geral do Museu do Holocausto de Curitiba)

 

Tema 3:

A criança de Korczak

(Profª. Drª. Aleksandra Marcela Piasecka-Till – UFPR)

 

Entrada livre

SOBRE O ARTISTA:

Janusz Korczak – Henryk Goldszmit (1878-1942) – Polônia
Henryk Goldszmit, nasceu em Varsóvia – Polônia em 22/07/1878.
Usou pela primeira vez o pseudônimo Janusz Korczak em 1898, para participar de um concurso literário.

Teórico e prático da educação, desde sua juventude unia esses dois aspectos.
Formado em medicina na Polônia, aprimorou os seus conhecimentos na Suíça, Berlim, Paris e Londres. Grande ativista social, educador e, por fim, diretor do Orfanato Lar das Crianças e co-fundador do Centro Nosso Lar.
Nestes dois orfanatos Korczak implementou os princípios de respeito aos direitos das crianças, que para a época eram muito inovadores como:
– eliminação da violência;
– regras bem definidas, tanto para os educandos como para os educadores;
– direitos e deveres da criança resultantes da responsabilidade conjunta pelo processo educativo.

Os aspectos mais importantes do conceito de Korczak sobre a educação:
– eliminação da violência, física ou mental, resultante da idade ou da função desempenhada;
– idéia de interação educativa entre adultos e crianças que amplia a definição da pedagogia clássica;
– convicção de que uma criança é o ser humano da mesmo forma como o é uma pessoa adulta;
– princípio de que o processo educativo deveria levar em consideração a individualidade que todas as crianças representam;
– fé de que as próprias crianças, por conhecerem melhor as suas necessidades, aspirações e emoções, deveriam ter o direito de que suas opiniões fossem respeitadas pelos adultos;
– atribuição à criança do direito ao respeito, à ignorância e ao insucesso, à privacidade, à opinião própria e à propriedade;
– reconhecimento do processo de desenvolvimento da crianças como um trabalho difícil.

Os princípios inovadores do funcionamento do orfanato Lar das Crianças e do Centro Nosso Lar resultavam das ideias revolucionárias de Janusz Korczak sobre a psicologia e educação de crianças. Seus trabalhos pioneiros fazem parte do movimento

 

 

Educação Nova, surgido no final do século XIX, cujos representantes eram, entre outros, John Dewey, Maria Montessori, Rudolf Steiner e Ellen Key. Korczak, assim como eles, enfatizava a necessidade de dialogar com a criança como com um parceiro igual

Korczak era representante de um considerável grupo de ativistas, nomeadamente pedagogos, médicos e juristas, que enxergavam uma necessidade urgente de mudanças sociais e que lutavam pelos direitos políticos e sociais de grupos excluídos, sobretudo de operários, mulheres, crianças e minorias nacionais (incluindo os judeus). Korczak – ativista social, escritor, publicista e médico no hospital infantil judaico e nos hospitais militares – era muito sensível ao sofrimento das crianças, sobretudo pobres e órfãs, mas também afetadas por relações familiares perturbadas.

Korczak lutava pelos direitos da criança também como escritor e autor de publicações pedagógicas. O seu talento literário fazia com que as difíceis verdades que transmitia chegassem a um público numeroso. As suas ideias, atuais até os dias de hoje, expostas principalmente nos livros “Como amar uma criança” e “O direito da criança ao respeito”, foram implementadas nas iniciativas legislativas a favor das crianças, tomadas depois da II Guerra Mundial. A Polônia teve um papel significativo na realização dessas iniciativas – tanto preparando a “Declaração dos Direitos da Criança”, de 1959, como também iniciando a criação da “Convenção sobre os Direitos da Criança”, aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1989.

O romance mais conhecido de Janusz Korczak, “Rei Mateusinho Primeiro”, mostra como a sensibilidade de uma criança, a sua espontaneidade e a imaginação podem mudar a realidade, e como as crianças conseguem se opor ao mundo integrado pelos adultos. A história de um menino que, como o soberano-reformador do mundo, tenta igualar as crianças e os adultos perante a lei, é, na verdade, a história do próprio Janusz Korczak. O livro foi traduzido para mais de 20 idiomas.

Em Varsóvia, Korczak testemunhou a invasão do exercito alemão e, quando os nazistas criaram o Gueto de Varsóvia, seu orfanato foi obrigado a se mudar para dentro do gueto. Korczak foi junto, por sua própria vontade para não abandonar suas crianças.

Em agosto de 1942, os nazistas levaram cerca de 200 crianças do orfanato, seus funcionários e Janusz Korczak para o campo de concentração em Treblinka.

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