FOLHA DA MULHER – COLUNA ESCOLA EVOLUTIVA – ABRIL 2019

PÁSCOA - Muito mais do que ovos e coelhos

 

Na Educação Infantil é preciso tratar cada tema com muita atenção e carinho, sempre de forma clara e objetiva. E com a proximidade da Páscoa, as crianças só pensam em uma coisa: chocolate, chocolate e mais chocolate. É sempre muito divertido e os pequenos adoram e se divertem muito pintando coelhos e fazendo chocolates. Mas, é necessário ir além para reascender o verdadeiro sentido da Páscoa.

Usando os mesmos elementos, ou seja, chocolate e coelhos, podemos estimular nossos alunos para dar um novo significativo a esta importante data dentro do calendário cristão. Independentemente da religião, a Páscoa pode ser um bom momento para resgatar sentimentos como: renovação, valorização da vida, transformação, mudanças, entre outras.

Além disto, podemos aproveitar a celebração para incitar a curiosidade, afinal, coelho bota ovo? Podemos começar com este questionamento. Mas, então por que esta associação? Os povos da Antiguidade associavam a origem do mundo com o ovo, também, criou-se o costume de presentear uns aos outros com ovos de galinha. Este hábito tornou-se tão comum que na Europa originou-se os ovos pintados à mão para presentear. Os Czares russos levaram à sério a moda de presentear com ovo e elevou este ato a outro nível contratando o joalheiro Peter Carl Fabergé para produzir belíssimas joias em formato de ovos.  Por volta do século 18, confeiteiros franceses começaram a produzir doces e bolos de chocolate em formato oval. E você deve estar se questionando e o coelho como apareceu nesta história? É sempre difícil precisar coisas que envolvam rituais e costumes, mas credita-se a associação do coelho à Páscoa tenha ocorrido devido a sua rápida procriação. E vamos falar a verdade, é fofo demais, não é mesmo! Na Escola Evolutiva temos um casal de coelhos e as crianças já estão acostumadas a eles, criando inclusive um vínculo afetivo.

Ainda falando em Páscoa, podemos introduzir a obra de Lewis Carroll, “Alice no País das Maravilhas” para “provocar” curiosidade, crítica e até questionamento. No livro, um coelho branco aparece reclamando que está atrasado e fica olhando no relógio chamando a atenção de Alice que vai passar por inúmeras aventuras.

Viu só como mesmo na Educação Infantil a Arte é fundamental! Podemos ir muito além de doçuras, podemos passar informações e apresentar formas fantásticas de ver, sentir e interpretar o mundo. Afinal, imaginar é tão importante quanto aprender, ou melhor, como disse Einstein: “A imaginação é mais importante do que o conhecimento.” Feliz Páscoa!

 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*