ODS&ARTE – Um Novo Olhar sobre o Mundo
17 artistas paranaenses realizam projeto inédito
A exposição ODS&ARTE – Um Novo Olhar sobre o Mundo transformou cada um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em uma obra de arte. Os ODS são definidos para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade. O resultado é uma grande galeria de arte paranaense em prol da promoção da Agenda 2030 da ONU.
Em menos de dois meses, a exposição ODS&Arte já foi lançada em 03 de outubro no Museu Oscar Niemeyer, seguiu para o Banco Mundial, Washington, DC, 20433, EUA onde recebeu a colaboração da Embaixada do Brasil em Washington com o apoio do Sr. Marcos Henrique Sperandio e a visita do Sr. Tiago Ribeiro dos Santos, Advisor of the Executive Director for Brazil in The World Bank, seguiu para Paranaguá e está a caminho de Maringá e continuará itinerando pelo mundo até 2030 de acordo com a Agenda da ONU.
Ficha técnica
Coordenação Geral: Nemécio Muller
Curadoria: Sabine Feres
Coordenador artístico: Osmar Carboni
Produção de Arte: Luiz Gustavo Dalazen
Projeto Gráfico: Rafael Caneparo
Web Designer: Jonathas Mikosz de Moura
Fotografia: Walter Martins
Projeto da Logomarca: Sandra Hiromoto
Tradução dos textos: Oscar Mistage Henríquez
Parceiros: Governo do Paraná, APAP/PR, CELEPAR, Museu Oscar Nieneyer – MON, BRDE, Viccenza, Le Papier, Molduras Festina, Imperial Tecidos
Sobre a exposição ODS&Arte:
Dentro da linguagem artística de cada um dos artistas participantes, foram realizadas obras com dimensões 90x90x4cm e chassi de pinus, pintadas com tinta acrílica a base d’água atóxica para priorizar a sustentabilidade, os 17 artistas participantes criaram obras inéditas, com as cores oficias dos ODS oficiais.
Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):
1- Erradicação da pobreza, 2 -Fome zero e agricultura sustentável, 3 -Saúde e bem-estar, 4 – Educação de qualidade, 5 – Igualdade de gênero, 6 – Água potável e saneamento, 7 – Energia limpa e acessível, 8 – Trabalho descente e crescimento econômico, 9 – Indústria, inovação e infraestrutura, 10 – Redução das desigualdades, 11- Cidades e comunidades sustentáveis, 12- Consumo e produção responsáveis, 13 – Ação contra a mudança global do clima, 14 – Vida na água, 15 – Vida terrestre, paz, 16 – Justiça e instituições eficazes e 17 – Parcerias e Meios de implementação.
Os artistas associados à APAP/PR participantes da exposição ODS&Arte:
Alfi Vivern, Francisco Borges Laranjal, Rettamozo, Marisa Vidigal, Katia Velo, Elisiane Correa Wenger, Estela Sandrini, Meg Gerhardt, Marcello Romeiro, Claudia Lara, Vidal, Leopoldino De Abreu, Denise Abujamra, José Humberto Boguszewski, Sandra Hiromoto, Osmar Carboni e Suzana Lobo.
Maiores informações:
Site http://www.odsarte.pr.gov.br que apresenta versões em espanhol e inglês, além dos currículos dos artistas, depoimentos, entre outras importantes informações.
Deixe um comentário