ARTIGO ESCOLA EVOLUTIVA – JORNAL FOLHA DA MULHER
UMA ESCOLA PARA TODOS - A inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais requer atenção, cooperação e profissionalismo
CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
No processo de ensino e aprendizagem é fundamental respeitar a individualidade do aluno. No entanto, há casos em que o aluno necessita de atenção e ferramentas específicas, pois possui necessidades especiais: física, cognitiva ou intelectualmente, ou ainda, com altas habilidades, déficit de atenção, hiperativos, que precisam de atendimento diferenciado para seu desenvolvimento. A Escola Evolutiva atua de forma inclusiva há anos, porém é importante ressaltar que esta inclusão deve ser realizada com muita atenção, cuidado e carinho, pois em alguns casos a complexidade envolve não apenas o corpo docente, equipe pedagógica, mas também uma equipe de profissionais especializados como psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiologistas entre outros profissionais que em parceria com pais e familiares fornecerão à escola informações precisas e assistência à escola. A inclusão deste aluno deve ser feita sempre primando pelo seu bem-estar. A escola precisa estar adaptada física e pedagogicamente para que o trabalho com este aluno tenha resultados significativos em sua vida. A inclusão é um trabalho diário, um desafio, onde cada aluno tem seu próprio caminho que deve ser estimulado para o crescimento intelectual e social do aluno. A Escola Evolutiva recebe alunos com diferentes especificidades, mas para isto, foi preciso entender quais são suas necessidades, dificuldades, padrões de comportamento e com isso ir adaptando as atividades, provas e tarefas para conseguir atingir um trabalho de qualidade e significativo para o aluno, isso se dá por meio dos pilares: família, escola e equipe clínica. A escola sozinha não poderá dar todo o apoio que este aluno precisa e deve obter.
A PARTICIPAÇÃO DE TODOS NO PROCESSO DE INTEGRAÇÃO
Na Escola Evolutiva para que a convivência e rotina entre os alunos (com necessidades especiais ou não) ocorre de forma natural são promovidas palestras com profissionais, reuniões, debates e muita conversa entre todos, corpo docente, discente, colaboradores. Neste processo, a interação e integração acontece de forma natural.
Os professores são orientados para adaptar as atividades para que os alunos possam realizá-las. A participação dos pais é essencial para todos os alunos em todas as etapas da vida escolar, mas nestes casos, ela se torna imperativa e é preciso ser feita de forma efetiva. Os pais devem participar ativamente da vida escolar desse aluno, pois eles são peças chaves para o seu desenvolvimento. É fundamental o acompanhamento da vida escolar do filho, estando próximo a escola para sempre saber o que está acontecendo, participando das atividades e da rotina escolar. A escola deve primar pela autonomia e socialização.
Itens fundamentais no processo de inclusão do aluno com necessidades de aprendizagem especiais:
1 – A participação da família em todas as etapas do ensino;
2- Proposta pedagógica que contemple atividades, tarefas, provas e o ensino de forma inclusiva;
3- Compreender de forma individual as necessidades especiais de aprendizado do aluno;
4- Promover reuniões e palestras com os alunos, colaboradores, direção, professores com profissionais que possam orientar o processo de interação e colaboração com o aluno;
5 – Formação e informação do professor.
Álvaro Padilha – Pedagogo Escola Evolutiva
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