Apenas um quinto dos candidatos do Encceja obtém certificação do Ensino Médio
Alta taxa de ausência e pouca preparação para o exame refletem o baixo número de certificação
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) será aplicado no próximo dia 5 de agosto para cerca de 1,7 milhão de pessoas em todo o Brasil. O Encceja é uma prova para estudantes jovens e adultos que não concluíram a educação básica na idade regular.
Na última edição da prova, em 2017, apesar de o número de candidatos em busca da certificação do Ensino Médio ter aumentado, apenas 20% conseguiram a nota mínima em todas as áreas de conhecimento da prova. De acordo com os resultados do ano de 2017 divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), a taxa de ausência na prova foi de mais de 50%, dos quase 500 mil candidatos que realizaram as quatro provas que compõem o exame, pouco mais de 100 mil pessoas conseguiram a nota mínima para obter a certificação do Ensino Médio.
A coordenadora do curso de Educação para Jovens e Adultos do Centro Integrado de Educação Básica para Jovens e Adultos Uninter, Maria Tereza Cordeiro, avalia que a falta de tempo para preparação é o principal obstáculo dos candidatos. “Jovens e adultos desperiodizados acabam tentando a sorte sem terem o conhecimento básico para atingirem a nota mínima pela dificuldade de encontrarem tempo em meio as obrigações diárias. ”
Este é o segundo ano em que o Encceja é aplicado para a certificação do Ensino Médio no lugar do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). “Para os candidatos que não obtiverem a conclusão do ensino médio, é possível aproveitar o resultado parcial das disciplinas concluídas e cursar especificamente as necessárias para terminar os estudos. ”, explica Maria Tereza.
A preparação à distância pode ser uma maneira de conseguir administrar a rotina de estudos dos jovens e adultos que estão à procura desta certificação. Na Uninter, uma nova turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a distância inicia em outubro. É possível solicitar aproveitamento de estudos caso o aluno já tenha concluído algumas disciplinas.
?Sobre o Grupo Uninter
O Grupo UNINTER é o maior centro universitário do país, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Sediado em Curitiba – PR, já formou mais de 500 mil alunos e, hoje, tem mais de 200 mil alunos ativos nos mais de 200 cursos ofertados entre graduação, pós-graduação, mestrado e extensão, nas modalidades presencial, semipresencial e a distância. Com mais de 700 polos de apoio presencial, estrategicamente localizados em todo o território brasileiro, mantém quatro campi no coração de Curitiba. São 2 mil funcionários trabalhando todos os dias para transformar a educação brasileira em realidade. Para saber mais acesse uninter.com.
Deixe um comentário