MUITO ALÉM DO “VERB TO BE”

Uso de tecnologia, outros ambientes e até novas formas para dinamizar o ensino da língua inglesa.

Folha da Mulher, Escola Evolutiva – jun/2018

 

A IMPORTÂNCIA DA FLUÊNCIA NO IDIOMA
O ensino bilíngue tem como ideia a familiarização do aluno com o idioma. Diferente do pensamento de aulas de inglês, prezamos por uma aula “em” inglês. E isso faz toda a diferença. A Escola Evolutiva dá aos alunos o protagonismo para que eles busquem por meio dos seus interesses escolares, uma ponte acessível ao idioma. Ou seja, trabalhamos em cima das habilidades e de projetos desenvolvidos por eles, despertando a possibilidade do aluno pensar em inglês. Ao invés de regras gramaticais, optamos pela comunicação funcional.

AS DINÂMICAS EM SALA DE AULA
As aulas de projeto são sempre muito produtivas. Aplicamos diferentes formas sempre focando as 4 habilidades básicas do idioma (speaking, listening, writing and reading). Introduzimos materiais com maior acessibilidade à linguagem do aluno, variando de acordo com sua idade e pré-requisitos. Isso nos permite realizar avaliações diárias, sem precisar usar a mesma termologia em sala. Todos os dias eles estão se comunicando mais e pensando mais em inglês, sem usar métodos de “decoreba”, muito menos de tradução, assim, o pensamento bilingue torna-se parte da comunicação.

ULTRAPASSANDO AS BARREIRAS 
A dificuldade muitas vezes está ligada à nossa cultura. Nós prendemos automaticamente e isso impede o progresso, no caso do bilinguismo aplicado a partir dos primeiros anos de vida, todo esse movimento se torna algo natural, a criança tem uma facilidade maior em se sentir confortável no idioma, seja ele qual for. Por isso para adultos é muito mais difícil, o conceito é mais aceitável para os pequenos pelo simples fato de que eles desenvolvem essa capacidade de pensar em inglês muito mais rápido que os mais velhos. Quando isso ocorre, a única dificuldade se torna a timidez, o que trabalhamos diariamente em sala de aula.

EQUIPE BILINGUE
Dentro da Escola Evolutiva atuamos com a ideia de que devemos ser o exemplo, a motivação, a inspiração para dominar o idioma. Temos que motivar, além dos alunos, também funcionários e o corpo docente, portanto, a equipe bilíngue, usa a língua inglesa para comunicar-se com todos na escola. É um plano a longo prazo, mas devemos usar a língua inglesa em 100% do tempo, para criar o hábito dentro de um ambiente bilíngue, não somente em sala de aula. Todos na equipe trabalham com habilidades específicas e isso facilita em nos tornarmos referência dentro da escola.

Depoimento Miguel A. Guterres  – Coordenador do projeto bilíngue

A educação sempre será o foco quer em português, quer em Inglês. O meio para se chegar no objetivo se alterna entre o idioma nativo (português) e um segundo idioma. Os motivos para esse modelo de ensino/aprendizagem vão desde um importante recurso para se inserir no mercado de trabalho até os benefícios cognitivos que um cérebro bilíngue tem.   Para a organização escolar é comum o segundo idioma ser inserido a partir de uma certa idade com a mentalidade de que o aluno terá melhor compreensão das estruturas e regras. No entanto, por meio de estudos e pesquisas, é comprovado que desde os primeiros anos a criança já pode ser bilíngue, e mais, tem mais facilidade em aprender. Sendo assim  a equipe World Talk idiomas em parceria com a Escola Evolutiva usa o método inverso, onde a criança com as habilidades de comunicação bilíngue desenvolvida, terá portanto facilidade em compreender estruturas e gramática quando for necessário.
O ensino bilíngue é feito 50% em inglês e 50% em português na Educação Infantil. No fundamental temos inglês  todos os dias para que se torne parte da cultura interna. Para isso, os professores falam 100% em inglês na escola, tanto com os alunos quanto com professores, pedagogos, coordenadores, etc.
O resultado é de forma natural, despertando no aluno o interesse para que o mesmo desenvolva a habilidade de dar continuidade mesmo depois de terminar os estudos.

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