ABORDAGEM REGGIO EMILIA

OUVIR, COMPREENDER, RESPEITAR E ESTIMULAR. O processo de ensino e aprendizagem está em constante evolução

 

Jornal Folha da Mulher, abril 2018

No dia 24 de março, na UFPR – Campus Jardim Botânico, aconteceu um encontro com aproximadamente 250 profissionais da Educação com estudiosos da abordagem pedagógica Reggio Emilia. O encontro foi mediado pelo Doutor em educação Joe Garcia que já morou na cidade onde o ensino é referência.  Reggio Emilia é considerado um dos melhores do mundo e a Escola Evolutiva há dois anos inspira-se nesta abordagem. Reggio Emilia (cidade localizada ao norte da Itália) tornou-se mundialmente conhecida após publicação em 1991 na revista americana NewsWeek que destacou o Reggio Emilia, voltado ao ensino infantil, entre 3 a 6 anos, como o melhor do mundo. Foi de fato um acontecimento que chamou atenção. Haja vista, que nesta mesma pesquisa, o ranking ficou assim:  Universidades –  Estados Unidos, Ensino Médio – Alemanha, Ensino Fundamental II – Canadá, Ensino Fundamental I – Japão e entre as potências mundiais estava não um País e sim uma cidadezinha italiana, a Reggio Emilia. Um dos precursores deste método foi o pedagogo Loris Malaguzzi um voraz estudioso que formulou o modelo educacional com base nas ideias de Jean Piaget, Lev Vygotsky, John Dewey e Maria Montessori.

PROFESSOR MEDIADOR
No Reggio Emilia a criança é sempre o foco. A escuta é fundamental e o reconhecimento das múltiplas potencialidades de cada criança é observada e atendida em sua individualidade. O professor é o mediador, é quem possibilita este desenvolvimento por meio das ferramentas específicas em cada momento do processo de aprendizagem. A Escola Evolutiva utiliza esta mesma abordagem pedagógica. Um bom exemplo é a Feiras das Ciências, trabalho interdisciplinar, onde o aluno é estimulado desde o início do ano para participar. O aluno tem liberdade para selecionar a forma como irá apresentar o trabalho. Cabe ao professor, oportunizar a ele o como fazer isto acontecer. O resultado da Feira das Ciências tem sido um marco na nossa escola.

CRIANÇA PROTAGONISTA
A criança não é vazia, muito menos controladora. Crianças são fortes com capacidades incríveis. A criança é protagonista do seu aprendizado. O mais importante é dar espaço, é valorizar suas potencialidades. Não há uma preocupação com o futuro como algo do tipo o que ela será quando crescer, pois, ela já é um ser social. A Escola Evolutiva tem como prioridade este pensamento, pois acreditamos no potencial dos nossos alunos. Muitos deles depois de formados retornam para dar um abraço ou contar as novidades. Há ainda os alunos que se tornam estagiários. Há uma relação inquebrantável.

ATELIERISTA
Arte e Educação levadas à sério. O desenvolvimento das potencialidades da criança tem como um dos pilares o atelierista, não necessariamente, um artista, mas um profissional que incentiva a produção do conhecimento, auxilia a criar hipóteses por meio de materiais como argila, tinta, entre outros, ou seja, que possa fazer crescer as potencialidades de enfrentar o mundo com linguagens diferentes, valorizando a experiência pela pesquisa com os olhos, cheiros, tato. O ateliê é um laboratório e não uma oficina. Montagem, movimento, pintura e desenho são alguns dos recursos utilizados pelo atelierista. Por meio destas atividades, este profissional oportunizará que a criança descubra o mundo nas diferentes linguagens artísticas. Os professores de Arte na Escola Evolutiva possuem um papel fundamental são valorizados e possuem autonomia para elaborarem trabalhos e projetos. Nossos alunos já participaram até de exposições em Espaços de Culturais!

ESPAÇO
O espaço é um componente muito importante no Reggio Emilia, pois ele estimula o aprendizado. Um ótimo exemplo é a cozinha que geralmente é vista como um lugar para manter as crianças longe. Ao contrário, neste sistema elas são convidadas não só a conhecerem os alimentos, como são estimuladas a terem experiências sensoriais e de degustação, ao descascar, cortar e provar os diferentes ingredientes. Na Escola Evolutiva é comum realizarmos atividades na cozinha como confecção de bolos, sucos e até já recebemos a visita de um pizzaiolo.

ESCOLA DE VANGUARDA
O pioneirismo da Escola Evolutiva é uma de suas principais características e está sempre em busca de melhores formas de concretizar o processo de ensino e aprendizagem. A direção da Escola Evolutiva juntamente com o corpo docente realiza com frequência cursos de aprimoramento para tornar, cada vez mais, o aprendizado mais atrativo e interessante para o(s) aluno(s). Outro diferencial é o bilinguismo que está sendo aplicado em todas as aulas e diariamente. Trata-se de uma busca constante. Incentivar a capacidade criativa e imaginativa da criança e do jovem, compreender suas potencialidades, ouvir suas dúvidas, estimular o questionamento, convidar e incentivar a participação dos pais. Aprender é algo natural e deve ser prazeroso para a criança, professor, pais, enfim para todos os envolvidos. A importância em valorizar o aprendizado não apenas o lado intelectual, mas também emocional, social e moral. Estes pensamentos e sentimentos estão no cerne da Escola Evolutiva. Inspiramo-nos no Reggio Emilia considerado um dos melhores do mundo, mas preservamos e valorizamos nossa identidade.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*