Jogos educacionais nas férias colaboram com a preparação para a escola
Foi-se a época em que estudar era somente ler longos livros didáticos, olhar para a lousa e prestar atenção no professor, que tinha poucos recursos para engajar uma turma de alunos enfileirados em carteiras. Os novos recursos tecnológicos e pesquisas na área educacional transformaram a atividade de aprender em algo divertido, prazeroso e muito mais interessante. Para os estudantes que usam pouco ou até desconhecem, as férias são uma excelente oportunidade para explorar os diversos recursos existentes.
Os jogos lúdicos, por exemplo, podem colaborar muito no processo de aprendizagem ao mostrar que é possível ganhar conhecimento e habilidade brincando. “O lúdico traduz uma experiência mais significativa do aprendizado e reforça o prazer de aprender. Os jogos educativos são instrumentos importantes no processo de ensino aprendizagem e podem complementar de forma muito interessante a teoria”, explica o professor e CEO da youtz Educação Complementar em Curitiba, Valdecir Cavalheiro.
Franquia na área de Educação desde 2016, a Youtz é método de aprendizagem individualizado e personalizado que incorpora as melhores práticas educacionais, tecnologias e inovações, proporcionando assim que cada estudante encontre o seu jeito próprio de aprender e assim potencialize seu conhecimento. Por meio de programas de aprendizagem nas áreas de Matemática, Inglês, Português e Programação, os estudantes desenvolvem diversas habilidades cognitivas, comunicativas e de comportamento e gradativamente descobrem o prazer por aprender.
Os programas são destinados tanto para os estudantes que precisam reforçar algum conteúdo escolar no qual possuem alguma dificuldade, quanto para os estudantes que querem avançar além do conteúdo que estão vendo no Ensino Formal.
Além do material didático próprio, a youtz incorpora diversas ferramentas nacionais e internacionais para auxiliar os estudantes no desenvolvimento de seu potencial. Alguns exemplos das plataformas incorporadas à metodologia youtz são Bitsbox (parceria internacional exclusiva da youtz no Brasil), a plataforma Geekie e outras plataformas abertas como o Khan Academy, o Ted Talks, o GeoGebra e o Duolingo.
O mais recente lançamento da youtz é o programa Youtzcode voltado para crianças e adolescentes aprenderem a programar jogos e aplicativos em uma plataforma exclusiva e com uma linha de interdisciplinaridade. Na Youtz, os estudantes desenvolvem com o Bitsbox, por exemplo, o raciocínio lógico da Matemática em paralelo com a lógica da programação dos jogos, e ainda aprendem inglês por meio dos diversos conteúdos incorporados na plataforma. Os jogos trazem conteúdos associados a diversas temáticas nos quais o estudante aprende o que necessita para produzir os aplicativos e tem a flexibilidade de deixar a imaginação tomar conta e criar o que quiser com o que aprendeu. “O estudante desenvolve raciocínio criativo e crítico”, conta.
O CEO alerta que o universo de lazer e entretenimento disponível aos estudantes de hoje em dia é muito amplo e diversificado. Portanto, cabe aos pais ajudar crianças e jovens a encontrar brincadeiras e jogos que estimulem e colaborem com o crescimento e o desenvolvimento de seus filhos. “Na Youtz estamos focados nas melhores práticas de educação do mundo. Utilizamos muito a aprendizagem ativa e o equilíbrio adequado do uso das tecnologias em prol da aprendizagem”, observa o CEO da Youtz.
Encontros youtz
Os encontros, como são chamadas as aulas na youtz, são semanais, com duração de 50 minutos cada. Além do aprendizado na unidade, o estudante leva atividades para casa com a duração média de 20 minutos, cujo objetivo é criar o hábito de estudo que favoreça o seu desenvolvimento. Durante os encontros, orientado por um mediador, o estudante aprende conceitos e os aplica no desenvolvimento de atividades. O papel do mediador, além de acompanhar o desenvolvimento do estudante, é motivá-lo constantemente para que possa atingir as metas e avançar nos estudos.
Na youtz cada estudante recebe acompanhamento individualizado e personalizado e aprende de acordo com seu ritmo e perfil, sempre alinhado às metas que estabelece junto ao mediador. “Dessa maneira, exploramos o potencial de cada aluno. Trata-se de um processo de aprendizagem de acordo com a capacidade e desempenho do estudante”, explica Valdecir Cavalheiro.
Todas as unidades youtz já estão de portas abertas e recebendo matrículas desde 15 de janeiro. Os estudantes podem se matricular em qualquer período do ano e não dependem de formação de turmas, pois contam com um acompanhamento personalizado e individualizado. Um dos diferenciais do método youtz.
Saiba mais em: youtz.com.br
Deixe um comentário