NATAL: TEMPO DE CRER, CONFIAR E CONFRATERNIZAR
Vamos buscar a paz interior e encher nosso coração de amor
Entendo que estamos cansadas, estressadas, irritadas, mas, não deveríamos estar na melhor época do ano? Afinal, se estamos vivas e quem amamos também, isto já não é o bastante para celebrarmos? Além disto, precisamos de rituais, do nascimento até a morte. E o Natal é um momento muito oportuno para resgatarmos vários destes rituais: confraternização da empresa, refeições fartas com familiares, encontros com amigos, tudo isto se intensifica neste período.
ESTAR PRESENTE É UMA FORMA DE PRESENTEAR
Presentear é importante e boas ideais não faltam. No entanto, nem tudo envolve dinheiro. Faça algo criativo, com carinho, algo simples. Todo mundo sabe fazer algo: um bolo, um objeto de decoração, ou até escrever um bilhete, gravar um vídeo. Os melhores presentes que podemos dar a alguém não são encontrados em nenhum lugar. O melhor presente que podemos dar a alguém é a nossa presença, atenção, carinho e respeito. E isto não vem envolvido em laço de fita.
SER CRISTÃO, OU NÃO, O QUE IMPORTA É O CORAÇÃO
O incrível é que o mais importante é esquecido, ou seja, celebrar o nascimento de Jesus Cristo, mesmo que apenas simbolicamente, uma vez que não há como determinar a data. Sendo ou não cristão, aliás em tempos de tantos conflitos religiosos, este é um tema bastante espinhoso. O exagero, a crença em uma “única verdade” tem levado muitos religiosos fanáticos a ter atitudes muitas vezes piores até do que um criminoso profissional. A religiosidade (ligação com Deus) e a Arte são fundamentais na vida de qualquer pessoa, pois ambas sensibilizam e fazem com que o indivíduo busque dentro de si valores puros e verdadeiros.
RELIGIÃO E ARTE: A UNIÃO DA FÉ E IMAGEM
Arte e religião já estiveram bem próximas, principalmente na Idade Média e no Barroco, pois havia a necessidade de representar visualmente as divindades. Eric Auerbach e Harold Bloom citam esta aproximação como “gnose”, ou seja, o conhecimento do invisível, do sobrenatural, algo como acontece na religião, o dogma. Desde a origem da humanidade o homem crê que o mundo é a materialização do desejo de um ser superior. Aqui, alguns exemplos de pintores que buscaram expressar seu talento e genialidade de um dos momentos mais pudicos “O nascimento de Jesus Cristo”.
Um Natal abençoado a todas!
Deixe um comentário