Soma Galeria inaugura exposição de Eleonora Gomes e apresenta 3 performances
Nesta sexta-feira, 27 de outubro, a Soma Galeria inaugura uma nova exposição, “Aliás”, de Eleonora Gomes, a partir das 19h. A programação da noite conta também com apresentações de três performances: “Ensaios sobre tradição – Ato 1: Shabat” de Eduardo Cardoso Amato, “Bad Anthropophagy” de Marina Ramos e “Isso é uma placa de aviso”, de Leo Lizardo.
Em “Aliás”, Eleonora Gomes apresenta trabalhos recentes, incluindo a instalação “São os outros que morrem”, que ocupa a parede do local de exposição e se desfaz em objetos pelo chão da sala. Esse trabalho organiza todo o processo das pinturas como um inventário e discute a tentativa de repetir algo espontâneo e que não pode ser repetido. A pintura fala sobre do espaço retangular da pintura e da relação do processo de trabalho da artista.
Entre as performances, “Ensaios sobre tradição – Ato 1: Shabat” de Eduardo Cardoso Amato conta com objetos de culto cobertos com cera de abelha como signo de preservação – e ao mesmo tempo estagnação de costumes e tradições, quando elimina a possibilidade de uso dos objetos. Tem a ver com a relação da doçura do mel (um alimento invalidável) e o ferrão da abelha. A performance conta com a instalação sonora do artista Gustavo Francesconi.
“Bad Anthropophagy”, de Marina Ramos, trata da descendência da artista, que é de etnia quechua, colocando em sua performance questões indígenas e sua relação com a hibridação e tradução cultural. Já a performance “Isso é uma placa de aviso”, de Leo Lizardo, trata da relação do corpo visível e o invisível: a pele é apenas uma camada de tudo que existe.
Sobre a Soma Galeria
Dirigida por Eduardo Amato e Malu Meyer, a SOMA nasceu em 2014 como um ateliê colaborativo. Seis meses após o início do projeto, foi criado um espaço expositivo. Atualmente se organiza para um novo programa de ações criado a partir de suas experiências.
Serviço:
Exposição “Aliás”, de Eleonora Gomes
Performances “Ensaios sobre tradição – Ato 1: Shabat” de Eduardo Cardoso Amato, “Bad Anthropophagy” de Marina Ramos e “Isso é uma placa de aviso”, de Leo Lizardo.
Data: 27 de outubro (sexta-feira)
Horário: a partir das 19h
Período da exposição “Aliás”: de 27 de outubro a 25 de novembro de 2017
Horário de visitação: de terça a sexta-feira das 10h às 19h e sábado das 10h às 15h
Local: SOMA Galeria
Endereço: Rua Brigadeiro Franco, 2137, Centro (Curitiba, PR)
Site: www.somagaleria.com
Entrada gratuita
Deixe um comentário