5 dicas para aprimorar o relacionamento interpessoal

A especialista em inteligência relacional e emocional, Cibele Nardi, elencou alguns itens básicos para melhorar as habilidades nesta área

 

Cibele Nardi.
Crédito: Divulgação

Os relacionamentos são a base das atividades em sociedade e ter sucesso no âmbito interpessoal pode ser a chave para uma carreira promissora ou um casamento feliz. Desta forma, buscar auxilio em algumas técnicas, que podem aprimorar a sua habilidade nos relacionamentos, é algo a ser pensado. A especialista Cibele Nardi elencou 5 dicas rápidas para dar um upgrade na sua Inteligência Relacional, seja na área profissional ou pessoal. Confira:

 

1 – Saiba lidar com a diversidade

O mundo está repleto de pessoas das mais diversas culturas, religiões e com pensamentos distintos. Saber lidar com essa diversidade será decisivo para ter um relacionamento saudável. Entender antes de julgar, colocar-se no lugar do outro, saber que as suas convicções não são as mesmas que do resto mundo irá auxiliá-lo a construir relações mais justas e compreensivas”, explica Cibele.

 

2 – Seja um bom ouvinte

Você deve se adaptar a cada interlocutor, entender sobre esta pessoa, qual a sua bagagem e de que forma deve trata-la. Ouvir o que ela tem a te dizer, sem interrupções até o fim do raciocínio e demostrar interesse no que está sendo dito, trará segurança e conforto a quem estiver falando.

 

3 – Observe a sua linguagem, verbal e corporal

A comunicação é a base para um relacionamento de sucesso. Analisar se o seu discurso é coeso, direto e sem interferências é de extrema importância para que esta comunicação se estabeleça de maneira bem sucedida. Além disso, ter em mente que o seu corpo também se comunica e que pode estar mostrando um discurso contrário ao da sua fala, também é relevante. “Estar atento, olhar nos olhos, e não demonstrar desinteresse, como olhar o celular enquanto o outro está falando, são gestos que podem auxiliá-lo durante uma conversa”, exemplifica a especialista.

 

4 – Seja cordial

Estar sempre com um sorriso no rosto, dar bom dia, boa tarde e boa noite e agradecer os outros por coisas feitas por você ou em prol de um objetivo o tornarão uma pessoa agradável e de fácil relacionamento.

 

5 –  Respeite o espaço do outro

Ser simpático e mostrar disponibilidade são fatores que ajudam nos relacionamentos. Porém, tal interesse deve ser na medida certa para que o outro não sinta-se invadido. Cada um possui suas limitações e formas de se relacionar, portanto, respeitar o espaço do outro é extremamente relevante em um relacionamento para não se tornar uma pessoa inconveniente.

Sobre a Cibele Nardi:

Membro da Sociedade Brasileira de Coaching, licenciada pelo Behavioral Coaching Institute (BCI), Cibele Nardi é especialista em inteligência relacional e atua como coach por meio de sua empresa de treinamento Instituto Cibele Nardi. A profissional conta com um currículo extenso de especializações, com certificados de analista comportamental DISC pela Inscape Publishing Inc, coaching executivo no Instiad, e professional coach na Sociedade Latino Americana de Coaching, instituição da qual também é membro. Além do trabalho como coach, Cibele é formada em Teologia e há quatros anos está envolvida no projeto curitibano “Mulher Plena” que auxilia na formação da identidade feminina de mulheres com baixa autoestima.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*