EXPOSIÇÃO: PROFESSORA JULIA WANDERLEY, UMA MULHER-MITO (1874 – 1918)

Imagem: Divulgação

Nessa sexta-feira, dia 06/10, o Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro tem o prazer de apresentar, aos professores e à comunidade em geral,  uma pequena mostra do legado deixado pela educadora Julia Wanderley (1874 – 1918).
Nos mês que comemoramos o Dia dos Professores, trazer  a memória dessa educadora nos faz refletir sobre nossa atuação profissional. Trata-se, portanto, de um presente a todos nós.
“Esta personagem foi professora em Curitiba, reconhecida no Paraná como a primeira mulher a participar presencialmente do curso da Escola Normal na Capital do Estado. Atuando inicialmente como professora primária, logo após exercendo também a direção da escola, passando a ser, em meados dos anos 1914, também diretora de Grupo Escolar e na sequência diretora de Escola Intermediária e membro do Conselho Superior do Ensino Primário do Paraná.”
[…]
“Julia Wanderley, transformada em modelo de educadora paranaense, inserida numa sociedade que desejava se constituir através do ideal de progresso e da ordem, com a pretensão de utilizar a escola pública primária, na conformação da professora, como instrumento modernizador.
[…]
” Possuía uma coleção de fotos e postais que registravam a vida
cotidiana e os momentos considerados excepcionais do período que viveu em
Curitiba” (ARAUJO, 2010).
Desta forma, para abrilhantar esse evento, convidamos a pesquisadora Profa. Dra. Silvete  Aparecida Crippa de Araujo para compartilhar suas descobertas  acerca dessa mulher-mito realizada durante a sua mestrado, que também  deu origem   a um livro sobre essa intelectual.
A exposição, do mesmo título que a dissertação,   PROFESSORA JULIA WANDERLEY, UMA MULHER-MITO (1874 – 1918),  apresenta,  brevemente, sua biografia histórica, através de várias fontes: textos de memorialistas e biógrafos tradicionais, jornais, fotografias, impressos da época, documentos oficiais e relatórios escolares.
Para enriquecer a Mostra, a Diretoria do Patrimônio Cultural da Fundação Cultural de Curitiba nos cedeu, gentilmente, painéis do acervo de Julia Wanderley, pertencentes à Casa da Memória.

Abertura da Exposição:  PROFESSORA JULIA WANDERLEY, UMA MULHER-MITO (1874 – 1918)

Dia: 06 de outubro de 2017
?  – 20h
Local: Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro
Endereço: Rua Francisco Mota Machado, 490 – Capão da Imbuia
Evento gratuito
A Mostra permanece até 27 de outubro de 2017.

2 Comments on EXPOSIÇÃO: PROFESSORA JULIA WANDERLEY, UMA MULHER-MITO (1874 – 1918)

  1. Uma mulher excepcional! Tinha uma visao muito avancada para sua epoca.

  2. Olá Iolanda!
    Sim! Precisamos resgatar e enaltecer pessoas como ela. Obrigada! Abraço, Katia Velo

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*