FESTA LITERÁRIA DA CAIXA REÚNE GRANDES NOMES DA LITERATURA EM CURITIBA

Em dois dias de debate sobre temas variados e espaço para a programação infantil, a FliCaixa promete agitar a CAIXA Cultural Curitiba

 

 

Conceição Evaristo.
Crédito: Heloisa França

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, dias 12 e 13 de setembro, a primeira edição da FliCaixa – Festa Literária da Caixa, encontro que pretende celebrar a diversidade sociocultural do país por meio da literatura. O evento traz a Curitiba renomados nomes da literatura nacional e local para debater temas variados. Entre os escritores presentes, Fabrício Carpinejar, Xico Sá, Mary Del Priore, André Neves, Luci Collin, Conceição Evaristo.

 

No primeiro dia, além das quatro mesas literárias, será realizada a FliCaixinha, com atrações lúdicas que incluem autores infantis, atração musical e muita brincadeira. A literatura infantil ganha espaço com atrações temáticas a partir das 14h30. A escritora Glória Kirinus abre a programação com um bate-papo sobre as obras infanto-juvenis.

 

Depois, o professor Sócrates recebe a criançada para aBrinquedoteca Itinerante – Jogos, Brinquedos e Brincadeiras Daqui, Dali e De Lá, com atividades da cultura popular, como perna de pau, carrinho de rolimã, peteca, vai e vem, pião, elástico, corda, amarelinha, jogo da velha gigante e pego bol. Às 16h, é a vez do autor e ilustrador pernambucano André Neves interagir com a criançada. Para encerrar, acontece a apresentação do espetáculo Taqui, Tique Tá, no teatro da CAIXA Cultural Curitiba.

 

O curador da Festa, Emmanuel Rosa, diz que a FliCaixa “promove o encontro de autores nacionais e locais com o seu público, em mesas de debate temáticas e sessões de autógrafos”.

 

No segundo dia, a mesa que abre a programação adulta da FliCaixa Curitiba será mediada por Yuri Al’Hanati, jornalista carioca radicado em Curitiba, que recebe a booktubercatarinense Pam Gonçalves e a jornalista e crítica literária curitibana Gisele Eberspacher, para discutir o tema Booktuber, a nova crítica literária. Em seguida, as escritoras Conceição Evaristo e Luci Collin, com mediação da jornalista Yasmin Taketani, debatem as Múltiplas Linguagens da Sensibilidade Feminina.

 

A terceira mesa do dia terá o escritor e jornalista Luís Henrique Pellanda recebendo dois premiados nomes nacionais de destaque da crônica sentimental, para a mesa Feios, Cheirosos e Malvados: o cratense Xico Sá e o gaúcho Fabrício Carpinejar. JáHistórias da Gente Brasileira, que encerra a Flicaixa Curitiba, apresenta a vencedora de mais de 20 prêmios nacionais e internacionais – entre os quais três Jabutis – Mary Del Priore, em um debate mediado pelo jornalista Yuri Al’Hanati.

 

Os autores da Festa

 

Pam Gonçalves nasceu em 1990 e mora em Santa Catarina. Ficou conhecida no meio literário quando criou o blog Garota It, em 2009.  Depois migrou para o Youtube e, desde 2014, dedica-se exclusivamente ao canal de vídeos, onde faz resenhas e indicações de livros, e apresenta as novidades do mercado editorial. Na sua mais recente obra, “Boa noite”, ela cria uma trama romântica, descontraída e juvenil, mas trata também de assuntos sérios como assédio e abuso sexual.

 

Mary Del Priore é autora de 47 livros de história do Brasil. Ex-professora da FFLCH/USP e da PUC/RJ, atualmente leciona no departamento de pós-graduação da Universidade Salgado de Oliveira. Colabora com jornais e revistas nacionais e internacionais, tendo escrito por dez anos para O Estado de São Paulo.

 

O poeta, jornalista e professor universitário Fabrício Carpinejartem diversos livros publicados e também é reconhecido por seus blogs. Nasceu em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, em 1972. Logo cedo foi morar em Porto Alegre, cursou Jornalismo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Carpinejar ganhou destaque por suas obras literárias e também por seus vários blogs, nos quais publica muitos de seus textos e escreve sobre outros assuntos pertinentes, como futebol.

 

Xico Sá é escritor e jornalista, nasceu no Crato, na região do Cariri cearense, iniciando sua trajetória profissional no Recife. Ganhador de importantes prêmios do jornalismo, como Esso, Folha e Abril, atualmente é colunista do jornal “El País/Brasil” e comentarista dos programas “Papo de Segunda” (GNT) e “Redação” (Sportv). Um dos principais cronistas brasileiros contemporâneos, Xico é autor de “A Pátria em Sandálias da Humildade” (editora Realejo), “Os machões dançaram – crônicas de amor & sexo em tempo de homens vacilões” (Ed. Record), “O Livro das Mulheres Extraordinárias” (Ed. Três Estrelas), “Big Jato” (Ed. Companhia das Letras), “Modos de Macho & Modinhas de Fêmea” (Ed. Record) e “Chabadabadá – o macho perdido e a fêmea que se acha” (Ed. Record), entre outros livros.

 

André Neves é Ilustrador e autor de livros infantis, já acumulou premiações literárias importantes como Prêmio Luís Jardim, Prêmio Jabuti, Prêmio Açorianos e o Prêmio Speciali, do Concurso Lucca Comics e Games na Itália. Também participou de mostras e exposições de ilustração no Brasil e no exterior. Neves é um dos mais renomados ilustradores de literatura infantil e juvenil da atualidade. Há quase dez anos atua como ilustrador, lançou mais de 50 obras. Seu trabalho mais recente é “Malvina”, para o qual fez texto e imagens.

 

Conceição Evaristo é ficcionista, ensaísta, mestre em Literatura Brasileira pela PUC/Rio e Doutora em Literatura Comparada. Possui diversos livros publicados de poesias, contos e romances e participou de antologias. Participou de vários eventos  internacionais e proferiu palestras em universidades nos Estados Unidos, México, Costa Rica, Cuba, Moçambique, São Tomé e Príncipe, França, Inglaterra e Áustria. Conceição Evaristo tem marcado sua presença nos movimentos sociais, notadamente nos que se relacionam com a luta dos afrodescendentes.

A curitibana Luci Collin graduou-se em Piano/Performance, Letras Português/Inglês e Percussão clássica. É professora associada no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UFPR, onde trabalha desde 1999. Tem mais de 15 livros escritos entre obras de poesia, contos e romances.

Programação

 

Data: 12 de setembro (terça-feira)

 

Horário: 14h30 às 15h10

Mesa 1 – BATE-PAPO COM GLÓRIA KIRINUS

 

Horário: 15h30 às 16h30

Mesa 2 – BRINQUEDOTECA ITINERANTE COM SÓCATRES – JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS, DAQUI, DALI E DE LÁ

 

Horário: 17h às 17h40

Mesa 3 – ENCONTRO COM ANDRÉ NEVES

 

Horário: 18h às 19h

Mesa 4 – TAQUI, TIQUE TÁ COM ANDREZZA

 

 

Data: 13 de setembro (quarta-feira)

 

Horário: 10h às 11h30

Mesa 1 – BOOKTUBER, A NOVA CRÍTICA LITERÁRIA?

Pam Gonçalves

Gisele Eberspacher

Mediação: Yuri Al’Hanati – Livrada

 

Horário: 14h30 às 16h

Mesa 2 – AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS DA SENSIBILIDADE FEMININA

Conceição Evaristo

Luci Collin

Mediação: Yasmin Taketani

 

Horário: 16h30 às 18h

Mesa 3 – FEIOS, CHEIROSOS E MALVADOS

Fabrício Carpinejar

Xico Sá

Mediação: Luís Henrique Pellanda

Horário: 19h às 20h30

Mesa 4 – HISTÓRIAS DA GENTE BRASILEIRA

Mary del Priore

Mediação: Yuri Al’Hanati – Livrada

 

Serviço

Literatura: FliCaixa – Festa Literária da Caixa

Local: CAIXA Cultural Curitiba, Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)

Data: 12 e 13 de setembro de 2017 (terça e quarta-feira)

Horário: terça, das 14h30 às 19h. Quarta, das 10h às 20h30

Ingressos: gratuito (mediante ordem de chegada)

Classificação etária: livre para todos os públicos

Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)

 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*