MÉTODO MONTESSORI CHEGA AOS 110 ANOS ATUAL E INOVADOR. SAIBA POR QUÊ

Leandra e Paulo Barbosa com Pedro Paulo: decisão de antecipar o ingresso do filho na escola, programado inicialmente para 2018, para este segundo semestre após conhecer a metodologia do Sion, embasada no sistema Montessori.
Crédito: Crédito: Divulgação / Acervo Pessoal

 

Sistema de ensino adotado de forma pioneira pelo Colégio Sion Curitiba há mais de 50 anos e elaborado pela educadora italiana Maria Montessori (1870-1952), que tem em todo o mundo as celebrações de seu aniversário de nascimento em 31 de agosto, se mostra hoje em plena sintonia com as demandas da educação contemporânea e traz à tona uma relevante discussão: a importância do conhecimento e da afinidade das famílias com a metodologia educacional na hora de definir a escola dos filhos.

 

Leandra Kely Grzyb Barbosa e o marido, Paulo Manoel Barbosa, estavam convictos de que só colocariam o filho, Pedro Paulo, com 1 ano e 8 meses, na escola no ano que vem, depois que completasse 2 anos. Na busca pela escola ideal para introduzir o filho ao instigante mundo escolar, marcaram visitar o Colégio Nossa Senhora de Sion de Curitiba, recomendado pelo padrinho de Pedro Paulo, Guilherme Remonato, que aprecia a metodologia da escola. Foi então que, ao chegar ao Sion e conhecer a Metodologia Montessori, Leandra e Paulo mudaram de ideia. Saíram da visita com o filho matriculado. Neste segundo semestre, Pedro Paulo iniciou no Maternal I.

 

“Acredito que a primeira escola de uma criança é um momento muito importante. Deve ser uma escolha muito cuidadosa, porque vai ter grande influência no seu desenvolvimento”, assinala Leandra. “Estava convencida de que antes dos 2 anos não colocaria o Pedro Paulo na escola. Mas, quando encontrei o Sion, mudei de opinião, pois havíamos encontrado a escola de nosso filho”, revela.

 

AFINIDADE COM O MÉTODO

Com 111 anos de atuação, o Colégio Sion Curitiba é um dos mais tradicionais do país. É mais antigo, inclusive, que a própria Metodologia Montessori, criada pela educadora italiana Maria Montessori há 110 anos e adotado, de forma vanguardista, pelo Sion Curitiba há mais de 50 anos. “Quando o Sion Curitiba adotou o Método Montessori, trazido nos anos 1960 pela Irmã Maria Cristina, diretora da escola, ele era pouquíssimo difundido em todo o mundo”, conta Juliana Pedroso, coordenadora de comunicação e marketing do Sion Curitiba. O Método Montessori está enquadrado nos movimentos da chamada Escola Nova que passaram a surgir com foco na renovação da escola a partir do final do século 19. “Hoje, ele é considerado um método muito atual, voltado a uma formação ampla para a vida e para o desenvolvimento natural das habilidades de cada aluno, individualmente”, explica.

 

Por meio de atividades variadas, o Método Montessori propõe o desenvolvimento integral do ser, em um ambiente de liberdade e de responsabilidade, a partir de um processo de conscientização humana. A proposta é de um ensino personalizado, que visa, além da aquisição de conhecimentos, à descoberta da verdadeira aptidão do aluno, o desenvolvimento de sua capacidade intelectual, o exercício da reflexão e o julgamento crítico. “Em nosso contato com os pais, explicamos detalhadamente o método. É muito importante que eles conheçam bem a metodologia da escola que escolheram para a escola de seus filhos, e que tenham afinidade com ela”, aconselha.

 

Foi o que aconteceu com o casal Leandra e Paulo Barbosa. “Quando entrei na recepção já senti que seria ali. E estas coisas a gente sente mesmo. Então, quando chegamos ao maternal e vimos todas as crianças envolvidas em atividades, felizes, interessadas, a professora fazendo leitura, tudo de um modo muito carinhoso, me emocionei de tal forma que decidimos antecipar o ingresso de Pedro Paulo na escola”, conta Leandra.

 

“Gostei do Sion porque as crianças do maternal, como nosso filho Pedro Paulo, estavam ativas na classe, aprendendo com atividades diferentes, materiais educativos. Criança dessa idade tem que ter atividades”, defende. “Vi que no Sion as crianças vão para a troca de fraldas todas juntinhas, e é sempre a mesma pessoa que faz a troca. Isso é bom porque é um momento muito íntimo, importante para as crianças dessa idade”, considera. “O Pedro Paulo está empolgadíssimo. Conta para todo mundo sobre sua escola, que tem peixe, arara. Ele é um primor, um tesouro, uma criança muito esperada por nós e muito amada. É muito importante que ele vá para a escola certa, que tenha ótimas experiências de convívio e de aprendizado”, enfatiza.

 

EDUCAÇÃO PARA A VIDA

Com um programa educacional que contempla do ensino infantil ao fundamental, o Colégio Sion Curitiba disponibiliza também ensino integral, além de escolinhas com atividades complementares. Tem duas unidades na cidade, uma localizada no bairro Batel e outra no Solitude. Em ambas, e em todos os níveis de ensino, oferece sua proposta pedagógica inovadora, que associa a Metodologia Montessori ao Método Ramain, ambos considerados atualmente tendências na área de educação em todo o mundo.

 

O Método Montessori combina uma proposta de autoeducação, com responsabilidade e autonomia do aluno desde as primeiras idades, à educação personalizada, em que as atividades didáticas respeitam o desenvolvimento individual. O Método Ramain, criado pela francesa Simonne Ramain no início do século 20 com ênfase na proposta de psicomotricidade, estimula de forma convergente o desenvolvimento intelectual, emocional e motor.

 

A associação dessas duas metodologias é um diferencial em fases muito importantes da educação, e que permanece para toda a vida, como relata a gestora financeira Francine Rodrigues, membro do conhecido portal de empreendedorismo Clube da Alice. Hoje com 30 anos de idade, Francine considera o período que estudou no Sion Curitiba fundamental para sua formação humana. “Minha mãe é pedagoga e gosta muito desse método. Entrei no Sion na sétima série e permaneci até o 3º ano. A metodologia do Sion, com uma proximidade grande com os professores e orientadores, foi muito importante nessa fase. Com o Método Ramain, por exemplo, desenvolvi minha aptidão para concentração”, enfatiza.

 

“O que mais marcou foi a associação de uma educação que respeita o indivíduo com o senso de responsabilidade, de cuidado para com os espaços e os bens comuns. Foi esta a noção importante de que o que fazemos impacta no todo”, aponta. “São detalhes que a escola passa com orientações: como a de que temos de deixar a sala de aula limpa e organizada para as próximas turmas, independentemente da atuação da equipe de limpeza. Isso nos deixa mais conscientes e cuidadosos, mesmo quando adultos. São atitudes simples, que fazem toda a diferença. Também gostava de sentar em círculo em vez de em fila, olhando todos como iguais. Víamos os professores como pessoas que podiam nos ajudar, havia uma relação forte de confiança.”

 

As bases dessa relação, aliás, se estendem para além das portas da escola. “Minha melhor amiga é dessa época, já há quinze anos. Sabemos até hoje o hino do Sion, temos um grupo de amigas no WhatsApp que vem desta fase”, assinala. “Quando tivermos filhos, eu e meu marido consideramos muito seguir com esta metodologia em sua educação”, avalia.

 

ALFABETIZAÇÃO

A associação da Metodologia Montessori ao Método Ramain também é um diferencial na fase da alfabetização. E um dos motivos que está deixando Eduardo, filho dos empresários Carolina Rondinelli de Almeida Mendes e João Ricardo (Dado) Borell, empolgado. “Para o Eduardo, a alfabetização no Sion está sendo superlegal. Ele não quer nem perder aula. Está muito animado”, conta Carolina.

 

Com 6 anos de idade, Eduardo estuda no Sion desde os 2 anos. “A empolgação que ele demonstra com a alfabetização é resultado da metodologia adotada pela escola”, considera Carolina, que também estudou no Sion. “Ele não recebe pressão para aprender, mas sim estímulo. Ele mesmo quer conseguir”, salienta a mãe de Eduardo.

 

“Nossa expectativa neste segundo semestre é de que ele continue muito envolvido com seu processo de alfabetização, estabelecendo uma base sólida para o desenvolvimento futuro”, aponta. “E, para o ano que vem, também temos muitas expectativas, pois será o ano de ingresso de nossa segunda filha, a Malu (Maria Luisa). Como o irmão ela entrará com 2 anos, no maternal. Estamos ansiosos para ver como será com ela, pois o interessante do Sion é que, pela Metodologia Montessori, cada criança tem uma experiência de aprendizado particular, única, que acompanha seu momento e sua personalidade.”

 

SOBRE O SION

A formação de crianças e jovens para a vida é um desafio na atualidade, com a velocidade das transformações na chamada era digital. Referência no ensino, o Colégio Nossa Senhora de Sion de Curitiba une tradição e atualização constante, atuando com base na inovadora linha pedagógica da Metodologia Montessori associada ao Método de Psicomotricidade Ramain.  Fundado em 1906, com proposta educativa voltada ao desenvolvimento humano, o Colégio Sion Curitiba prepara integralmente, há 111 anos, pessoas e cidadãos aptos a se posicionar diante dos desafios da vida com resiliência, sabedoria e tolerância, características mais que necessárias ao agitado cotidiano contemporâneo.

 

Serviço:

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION DE CURITIBA

Bairros: Sion Batel e Sion Solitude

Cursos: Educação Infantil; Ensino Fundamental I; Ensino Fundamental II; Ensino Médio; Período Integral

Fone: 41 3019-6155 (Batel) | 41 3226-6161 (Solitude)

Endereço:

Alameda Presidente Taunay, 260 (Batel)

Rodovia Curitiba-Paranaguá BR 277, 4761 (Solitude)

Site: www.sioncuritiba.com.br

Facebook: www.facebook.com/sioncuritiba

Blog: http://sioncuritiba.com.br/noticias

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*