Inovação: robô realiza transplante capilar sem deixar cicatrizes

Especialista em calvície explica sobre o procedimento não-invasivo que tem conquistado muitos adeptos

Lucas Fustinoni. Crédito: Divulgação

 

Um famoso problema que atinge muitos homens, a calvície é considerada um dos principais medos da população mundial. A queda de cabelo está ligada ao aumento do hormônio DHT, o que justifica o problema atingir muito mais o sexo masculino, já que esse hormônio é predominante neles. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 80% dos homens estão propícios a perder os fios de cabelo até os 70 anos, mas o que poucos sabem é que a calvície tem tratamento, e a cirurgia de implante capilar pode ser uma solução eficaz e pouco dolorosa.

De acordo com o médico curitibano Lucas Fustinoni, especialista em cirurgias capilares, o robô Artas é uma inovação no ramo e é exclusivo para este tipo de tratamento. O equipamento realiza um procedimento menos invasivo, sem cicatrizes e de rápida recuperação do paciente. “O robô utiliza a inteligência artificial e a precisão robótica para realizar o transplante capilar. É o único robô de transplante capilar do mundo e atende o público de todo o Brasil em nossa clínica, em Florianópolis”, ressalta Dr. Lucas. Durante a cirurgia, o Artas utiliza um braço robotizado e, por meio de algoritmos inteligentes, identifica com imagens 3D os folículos de melhor qualidade, (cabelos da nuca) para serem transplantados. Com um sistema de imagem guiada, ele permite que o processo seja extremamente preciso, com um resultado final permanente e aspeto natural.

Dr. Lucas Fustinoni destaca que a pessoa interessada em realizar o procedimento precisa ser avaliada por um profissional, para analisar o grau de calvície que ela possui e indicar qual tipo de transplante a pessoa necessita. “Nessa avaliação, analisamos quantas mil unidades serão necessárias durante o transplante para poder oferecer um bom resultado ao paciente. É importante ressaltar que um transplante capilar deve oferecer naturalidade para a pessoa e nunca ficar perceptível que ela realizou um procedimento como esse”, explica.

 

Dicas capilares direto na nuvem

Lucas Fustinoni, além de médico especialista em calvície e transplante com o robô Artas, é também YouTuber. O profissional oferece dicas diárias em seu canal sobre beleza em geral e, principalmente, cuidados com os cabelos. “O YouTube me abriu várias portas, mas o que me incentivou a criá-lo foi o fato de ter facilidade com o vídeo, já que por trabalhar em diversas cidades sempre tive muito contato com a mídia e com entrevistas de TV. Aliando ao fato de que a medicina é muito focada na qualidade de vida, resolvi criar um canal que oferecesse essa qualidade a todos, além de levar informações corretas às pessoas, já que, atualmente, encontramos muitas informações falsas na internet”, conta Lucas.

Com uma rotina intensa, Dr. Lucas grava, em média, 10 vídeos por semana e, segundo ele, a experiência compensa, já que seus vídeos têm levado conhecimento confiável e dicas médicas às pessoas de maneira fácil e rápida. “Minha maior intenção com o canal é ajudar a população a ter acesso à conteúdos médicos de qualidade, ao alcance das mãos, e ajuda-las a identificar uma doença precocemente, para que elas possam procurar auxílio médico assim que perceberem alguns sintomas citados pelo canal”, finaliza.

 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*