LIVRO ANALISA A EXPERIÊNCIA DA ALEGRIA A PARTIR DA HISTÓRIA E DA FILOSOFIA

O filósofo Jelson Oliveira e a historiadora Marcella Lopes Guimarães lançam no dia 10 de março, pelo selo PUCPRess, o segundo volume da “Coleção Café com Ideias” intitulado “Diálogo sobre a alegria”. O livro parte de uma convicção: a alegria é uma espécie de elixir que torna a vida mais rica e interessante, na medida em que ela não é somente prazer (materialidade efêmera) e nem felicidade (um conceito de cunho espiritual e estável). O livro, por isso, é uma espécie de inventário das experiências que podem promover a alegria e empurrar cada um de nós para a vida que nos é própria. A partir de suas referências teóricas, cada um dos autores trouxe para a conversa elementos históricos, filosóficos, literários e científicos que ajudam a compreender a importância desse sentimento que é breve em termos de duração, mas de tal forma intenso e profundo, que envolve e arrebata todo o nosso ser.

Erra, contudo, quem pensa que o tema é subjetivo demais ou que o livro tem receitas terapêuticas. Embora a linguagem seja acessível aos não-iniciados e o estilo do diálogo torne a temática leve e atraente, o texto quer mostrar que a alegria também é um conceito social e político. Isso se revela, por exemplo, já na introdução, quando os autores se perguntam sobre a atualidade da alegria em um tempo de tantas tristezas, massacres e outras tragédias que abalam nossas esperanças; ou quando analisam a alegria como um fenômeno civilizacional transformado em obrigação moral, por meio das chamadas “drogas da alegria”, que incluem não só substâncias químicas, mas também consumos, terapias, horóscopos e fantasias tecnológicas de todo tipo; ou quando falam da alegria como antídoto à seriedade pasmada e como zombaria ao autoritarismo dos poderes.

Dividido em capítulos que traduzem a alegria em experiências existenciais como pensar, beber, comer, conversar, cantar, dançar e rir, o livro conta com participação especial da musicista Ana Paula Peters e tem prefácio de dois pesquisadores de cada uma das áreas: o Prof. Dr. Wilson Frezatti Júnior, da Filosofia e o Prof. Dr. Renan Frighetto, da História.

A leitura desse livro interessa a todos que querem compreender as posições teóricas de autores muito diversos que cruzam as linhas da obra de cá para lá, mas, sobretudo, por quem gosta de pensar sobre aquilo que é o conteúdo central tanto da história quanto da filosofia: o sentido de nossas experiências existenciais, seus perigos e suas potencialidades. Ao escrever sobre alegria de forma culta e profunda e ao mesmo tempo leve e agradável, Jelson e Marcella não só oferecem mais um produto dessa parceria inspiradora, mas sobretudo cumprem o que escreveu Jorge Luis Borges, em uma das espígrafes do Diálogo sobre a alegria: “toda a boa literatura é uma forma de alegria”.

LANÇAMENTO: Diálogo sobre a alegria

10 de março, 19h, na Livraria da Villa (Shopping Pátio Batel)

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*