TENDÊNCIAS PARA O MORAR COM PAINÉIS BERNECK SÃO SUCESSO NA CASA COR PARANÁ 2016
A marca, referência em tecnologia, sustentabilidade e inovação em painéis de MDF e MDP, propõe inovação e novos conceitos em painéis de madeira em 16 dos 48 ambientes desta edição da mostra paranaense de decoração, que se encerra em 31 de julho
A sensação da madeira à flor da pele, em toda a sua naturalidade visual e tátil, é um destaque da Coleção de Painéis 2016-2017 da Berneck, que está entre as três maiores fabricantes de painéis do país, está em evidência na Casa Cor Paraná 2016. Aberta ao público em 21 de junho, a mostra se encerra em 31 de julho no Prédio Grupo Paulo Pimentel, em Curitiba. Empresa comprometida em seu DNA com a inovação e o design, a Berneck está presente em 16 ambientes desta edição, um terço dos espaços da Casa Cor Paraná, com os principais highlights em painéis de madeira que traduzem as tendências para o morar. “Para a Berneck, a parceria com os talentos do Brasil em arquitetura, design e interiores é uma orientação fundamental. Acreditamos muito na força da criação brasileira e estamos encantados com o trabalho realizado pelos profissionais com nossos painéis na Casa Cor Paraná 2016”, conta Graça Berneck Gnoatto, diretora comercial e de marketing da Berneck.
Todos os lançamentos contam com as fitas de borda para o acabamento, desenvolvidas pelas fornecedoras Proadec, Rehau e Tabone, parceiras da Berneck.
Conheça a seguir mais detalhes sobre os ambientes, assim como sobre os padrões e lançamentos Berneck escolhidos pelos profissionais para a Casa Cor Paraná 2016.
No ambiente Foyer e Garagem Renault, o arquiteto Bruno Colle transforma a garagem em um acolhedor e sofisticado ambiente de estar, proposta que é uma forte tendência em arquitetura e interiores. “A Garagem Renault foi concebida com a finalidade de ser um espaço conceitual, de estar, muito agradável. Neste projeto, a garagem agrega um espaço para a criação e a contemplação”, explica. Ele trabalha o inovador conceito da personalização de objetos e acabamentos, apresentando highlights como a instalação de ilhas de luz personalizadas, com efeito cenográfico. E traz também o lançamento BlackDots, da Berneck, painel que atua como um quadro-negro, permitindo a interação dos usuários, que podem escrever e desenhar com giz, utilizado por Bruno Colle em composição com o sofisticado padrão madeirado Louro Preto e o unicolor Preto Design da Berneck.
Mais uma proposta diferenciada para a sala de estar se encontra no ambiente Estar com Adega, em que os arquitetos Maria Alice Crippa e Gustavo Assis propõem a integração da adega ao cotidiano, tendência cada vez mais difundida em projetos residenciais em todo o mundo. “No espaço, elementos da natureza como madeira, couro, mármore e uma parede verde natural reforçam o caráter de acolhimento e bem-estar”, destaca Maria Alice Crippa. “Desenvolvemos uma proposta sensorial, personalizada e requintada, concebida para um jovem casal que gosta de viajar”, acrescenta Gustavo Assis. O mobiliário do ambiente é assinado pelos arquitetos e foi projetado com três lançamentos da Berneck: o padrão Ruggine, em referência ao cobre e ao aço cortén, o padrão Nude, unicolor elegante, excelente cor de transição, e o madeirado Louro Freijó, com desenho e acabamento que remetem à lâmina natural da madeira.
O Louro Freijó está presente também no internacional projeto Open Bar Miami, assinado pelo arquiteto Marcelo Lopes, em composição com mais um lançamento da Berneck, o sofisticado Nero Rust. “Trabalhei os conceitos de sobriedade e elegância, com inspiração no luxo e a ousadia de uma leitura mais dramática. O conceito traz referências que extraí de viagens internacionais e da alta costura”, conta o arquiteto. O impacto dramático e sensorial ganha ênfase na integração de materiais e texturas. “Texturas de madeira, junto com tonalidades escuras e terrosas, dão personalidade ao projeto, que é composto 80% de painéis da Berneck, em combinação com o piso em porcelanato que remete ao aço cortén, ao mobiliário solto de fibra e metal e ao granito exótico Vogue Escovado, também em tom terroso.”
As arquitetas Denise Pereira Bazzo e Janaina Bazzo também apostaram em uma interpretação bastante original para desenvolver seu sofisticado, acolhedor e cenográfico conceito de Lounge Empresarial, com uma integração perfeita dos lançamentosCalcare, resposta ao desgaste do tempo, em alusão à madeira patinada, com textura valorizada, e Ruggine, leitura do cobre e do aço cortén, da Berneck. “Projetamos um espaço confortável e também aconchegante, com soluções em sustentabilidade, como tecidos compostos da reciclagem de garrafas pet de fácil manutenção, iluminação em LED e os painéis de madeira 100% de floresta plantada da Berneck”, revela Denise Bazzo. “Trabalhamos o conceito de um ambiente despojado, que visa ao bem-estar de seus usuários, com funcionalidade e praticidade, conceitos essenciais para o desenvolvimento de projetos de interiores”, salienta Janaina Bazzo.
Um Quarto do Bebê com a delicadeza e o acolhimento que o ambiente pede, mas com uma interpretação mais pessoal e sofisticada do projeto, que poderá acompanhar a criança ao longo de seu crescimento, é a proposta da arquiteta Fernanda Distéfano na Casa Cor Paraná. A escolha das cores, com predominância do lançamento Nude da Berneck em composição a cor pistache, presente no berço, foi fundamental. “A ideia foi ousar, fugir do comum, resgatando a cultura e a história da família para o quarto do bebê. Criei um tema, o ‘Haras do Vittório’, tendo o cavalo como tema de destaque. A valorização da madeira, dos elementos naturais e da cultura foram fortes inspirações”, aponta a arquiteta.
Para criar seu original, lúdico e também sofisticado Lugar de Criança, repleto de obras de arte e peças de design, a arquitetaViviane Busch trabalhou 7 padrões da Berneck: o lançamento Calcare e também os padrões com poro sincronizado, da Linha Synchro,Frassino Stone, que remete à naturalidade da pedra, e Frassino Lis, padrão de transição claro, com suave delicada textura madeirada, em composição com o acinzentado Linen Grigio, o azul Sky, que antecipou o tom Serenity, da cor do ano 2016 da Pantone, e a interativa Linha Play, com os padrões Play Dots e Play Frame, em que se interagir com canetinha base água, removendo os desenhos e escritos simplesmente com álcool gel. A arquiteta recebeu o Prêmio Casa Cor 2016 pela “Melhor Solução de Funcionalidade”.
O lançamento madeirado Faia, em composição com o unicolor Preto, foi um protagonista do premiado ambiente Cozinha Gourmet e Despensa Berneck, do arquiteto Luiz Maganhoto e do designer Daniel Casagrande, patrocinado pela Berneck e vencedor do prêmio “Melhor Exposição de Produto”. “Nossa inspiração foi fazer um projeto conceitual para uma gourmeteria, com destaque no padrão Faia com um toque escandinavo”, conta Luiz Maganhoto. “Trabalhamos a tendência do uso da madeira na sua totalidade, paredes, teto e mobiliário, com uma iluminação abrangente e aconchegante. Formas orgânicas trazem um diferencial, e o aproveitamento dos recortes para uso na própria decoração”, complementa Daniel Casagrande. A criação da lúdica mesa de jantar com cadeiras de balanço se tornou um ícone desta edição da Casa Cor Paraná.
A suavidade refinada do padrão Frassino Lis foi um expressivo elemento de harmonização adotados pelo arquiteto Ivan Wodzinsky em seu original, sofisticado e elegantemente polifônico Living Principal, projeto com que venceu o Prêmio Casa Cor 2016 na categoria “Projeto Mais Sofisticado”. “O padrão Frassino Lis atuou como um elemento ideal de valorização da obra em vermelho Barcode, da artista alemã Katinka Pilscheur, com cinco metros de comprimento”, ressalta Ivan Wodzinsky.
Toda a delicadeza do Amantea da Berneck, padrão madeirado com efeito 3D e veios com o efeito de poro negativo, que trazem elegância e autenticidade ao ambiente, em composição com os padrões Metallic Suede e Damasco da marca, se evidenciou no projetoQuarto do Casal com Closet, das arquitetas Carolina Posanske e Mariana Stockler, que receberam prêmio “Destaque no Cumprimento de Prazos” da Casa Cor Paraná 2016. A tendência do uso de chanfros e a valorização do interior do móvel com a aplicação de um padrão diferente daquele do exterior sobressaem no projeto. “A ideia foi fazer um ambiente acolhedor. Na divisão entre quarto e closet, adotamos o painel em marcenaria vazado pois não queríamos colocar uma parede fechada dividindo os dois espaços, para não perder a amplitude”, conta Carolina Posanske. “Todas as paredes foram revestidas em marcenaria e espelhos para tornar o ambiente mais acolhedor. Uma parede com nichos e plantas faz a transição da área do quarto para a área do closet. Um estar foi montado em frente à cama com lareira, TV, chaises e poltronas, tornando o espaço funcional e elegante”, acrescenta Mariana Stockler, em referência à tendência de espaços integrados.
A veracidade da madeira com a perfeição do poro sincronizado, com a mais alta tecnologia visual e tátil proporcionada pela Linha Syncho da Berneck, foi a opção da arquiteta Carla Grüdtner para seu ambiente Estar Íntimo da Família, composto com os padrõesFrassino Almendra e Frassino Stone. “Trabalhei um ambiente intimista e contemporâneo, com linhas retas e simples, onde toda a família pode desfrutar da companhia de pessoas queridas de maneira confortável e próxima. Como tendências, destaquei o uso de painéis revestidos nas paredes com a composição do amadeirado (Frassino Almendra) e do cinza (Frassino Stone), revestimento no teto trazendo aconchego e cores neutras em contraponto com o madeirado”, assinala.
O padrão Frassino Stone foi a opção da arquiteta Michele Krauspenhar em seu projeto Loft de um Médico. “Desenvolvi um loft pautado na funcionalidade sofisticada, trabalhado na cartela de cinzas, para destacar a tendência desse novo estilo de morar”, explica a arquiteta. Com 65 m², o projeto do loft contempla cinco ambientes: sala de estar com TV, copa, quarto, home office e um banheiro, desenvolvidos com soluções práticas e inspirados no homenageado, o renomado médico Eliseu Portugal. “Seu estilo de vida traduz o perfil da proposta, de receber bem convidados com apreço a obras de arte, fotografia e objetos de decoração adquiridos em muitas viagens pelo mundo”, destaca.
No elegante Home Privativo do Casal, a arquiteta Mariana Paula Souza, que recebeu prêmio “Destaque no Cumprimento de Prazos” na Casa Cor Paraná 2016, optou pela valorização da textura da madeira no projeto com o padrão Frassino Almendra da Berneck. “Trabalhei um ambiente íntimo e aconchegante para um casal de meia idade que adora ver filmes, ler livros e colecionar artes. É um espaço onde eles conversam, interagem, bebem um vinho, onde tudo é tecnológico e funcional para facilitar o dia a dia”, detalha a arquiteta. “As cores escolhidas foram tons neutros que vão do branco ao nude. Houve também a predominância do madeirado e de texturas diversas.”
O refinamento do padrão Frassino Whiskey da Berneck tornou o corredor de Circulação projetado pela arquiteta Melissa Dallegrave Afonso um espaço irresistível da Casa Cor Paraná, mostrando como um ambiente de trânsito pode se mostrar sofisticado e acolhedor. “Através do uso de painéis e prateleiras, trabalhei a valorização de objetos pessoais e a utilização do espaço como biblioteca, agregando valor a um ambiente que nem sempre é valorizado pelo morador”, conta. Na sensorial Sala de Banho, a arquiteta trabalhou o padrão Peroba da Berneck. “Esse ambiente foi idealizado como monocromático. A cor escolhida foi um tom de cinza esverdeado que remete a tonalidades da natureza e realça os metais em tom de ouro acobreado, o padrão madeirado Peroba usado nas bancadas e o couro marrom que reveste o móvel de apoio”, destaca Melissa Dallegrave Afonso.
Frassino Whiskey foi também o padrão da Berneck escolhido pela arquiteta Flávia Bonet, que recebeu troféu “Destaque Organização” no Prêmio Casa Cor Paraná 2016, para realçar a personalidade de sua Suíte do Jovem Casal. “Projetei um ambiente contemporâneo, aconchegante e ao mesmo tempo sofisticado. O Frassino Whiskey se mostrou a cor ideal para este espaço, em composição com tonalidades de cobre”, destaca. A arquiteta também trabalhou peças ícones do design na iluminação, com composição com fotografias nas paredes, em um toque artístico. “Optei por muitas fotos nas paredes, pois são muito mais acessíveis para os clientes que obras de arte”, indica.
A tonalidade clara do cinza, em uma combinação perfeita da textura e do toque da madeira do acabamento Rust com o efeito do concreto do lançamento Argento da Berneck, foi um dos elementos de composição do urbano e minimalista ambiente Banheiro para Eles & Elas, assinado pelo arquiteto Nilson Torres com uma linguagem urbana, high tech e bastante cenográfica. “A inspiração partiu do conceito de aliar a forma bruta do ambiente industrial com a sofisticação e o primor de acabamentos das principais passarelas do mundo, por meio do efeito de luzes, a paginação do piso e o minimalismo de elementos no projeto. O conceito do espaço é basicamente um industrial chique. A mescla de materiais brutos com acabamentos mais primorosos permite que a essência de um espaço industrial associe conforto físico e visual, com aparatos tecnológicos e acabamentos sofisticados”, destaca.
No projeto A Loja da Casa, a arquiteta Hellen Giacomitti trabalhou com mobiliário com o toque requintado da alta costura proporcionado pelo padrão Moon, desenvolvido pelo mundialmente consagrado estilista brasileiro Pedro Lourenço para a Dell Anno e produzido para a marca pela Berneck. A arquiteta conquistou duas premiações nesta edição do Prêmio Casa Cor 2016, com os troféus “Destaque no Cumprimento de Prazos” e “Melhor Projeto Comercial”.
SOBRE A BERNECK
A Berneck é uma empresa com 65 anos de história e raízes no Paraná. Referência nacional na produção de painéis MDP, MDF, HDF e serrados de Pinus e Teca. Com um parque fabril de altíssima capacidade produtiva e tecnologia de última geração, a empresa oferece produtos com padrão de qualidade internacional. Produz e comercializa seus produtos 100% a partir de cultivos ?orestais, abastecendo com sustentabilidade as indústrias de móveis, arquitetura, decoração, interiores, construção civil, eletroeletrônica, naval e outras, no Brasil e no mundo. Desde 1952, a empresa produz inovação e contribui com o desenvolvimento econômico, social e ambiental. Esta é a Berneck: a marca da madeira.
Berneck na Casa Cor Paraná 2016
Ambientes e Profissionais
1. Foyer e Garagem Renault por Bruno Colle – padrões Berneck BlackDots; Louro Preto; Preto Design
2. Estar Íntimo da Família por Carla Grüdtner – padrão Frassino Almendra
3. Quarto do Casal com Closet por Carolina Posanske e Mariana Stockler – padrões Amantea; Metallic Suede; Damasco
4. Lounge Empresarial por Denise Bazzo e Janaina Bazzo – padrões Ruggine; Calcare
5. Quarto do Bebê por Fernanda Distéfano – Padrão Nude
6. Studio do Jovem Casal por Flávia Bonet – padrão Frassino Whiskey
7. A loja da Casa por Hellen Giacomitti – padrão Moon, exclusivo Pedro Lourenço para Dell Anno
8. Living Principal por Ivan Wodzinsky – padrão Frassino Lis
9. Cozinha Gourmet e Despensa Berneck por Luiz Maganhoto e Daniel Casagrande – padrões Faia; Preto
10. Open Bar Miami por Marcelo Lopes – padrões Louro Freijó; Nero Rust
11. Estar com Adega por Maria Alice Crippa e Gustavo Assis – padrões Louro Freijó; Ruggine; Nude
12. Home Privativo do Casal por Mariana Paula Souza – Padrão Frassino Almendra
13. Sala de Banho do Casal por Melissa Dallegrave Afonso – padrões Frassino Whiskey; Peroba
14. Loft de um Médico por Michele Krauspenhar – padrão Frassino Stone
15. Banheiro para Eles & Elas por Nilson Torres – padrão Argento Rust
16. Lugar de Criança por Viviane Busch – padrões Frassino Stone; Frassino Lis, Calcare; Linen Grigio; Play Dots (que permite escrever com canetinha base água); Play Frame (que permite escrever com canetinha base água); Sky
Deixe um comentário