MOSTRA “KM 4: ÀS VEZES PERTENCEMOS A LUGARES DISTANTES”, DE FERNANDA FERNANDES, FICA EM EXPOSIÇÃO NA ALIANÇA FRANCESA BH ATÉ 13 DE JULHO
SÉRIE DE PINTURAS TRAZ A TEMÁTICA “ÁGUA”
A temática “água” norteia a próxima exposição da Aliança Francesa Belo Horizonte, “Km 4: às vezes pertencemos a lugares distantes”, até 13 de julho. A artista Fernanda Fernandes apresenta uma série de 20 pinturas, a maior parte em óleo sobre tela.
“Visito lugares imaginados durante a pintura. Refletindo sobre a memória e a paisagem, aproprio-me de um imaginário pessoal de percepções espaciais no campo do devaneio para uma pintura de catarse”, comenta a artista. Os resultados são composições limítrofes entre a realidade e a abstração.
A mostra individual apresenta desdobramentos de um período de residência artística no Rio de Janeiro, no segundo semestre de 2015. O recorte alcança trabalhos anteriores que revelam o início dessa pesquisa em 2013, que é motivada por reflexões acerca do caráter transiente da matéria, da vulnerabilidade da existência e das impermanências na paisagem. Há um impulso de captura no ato de pintar e desenhar um corpo paisagístico que se encontra em constante transformação, na sua materialidade e na sua aparência volátil.
“Na série Km 4, minha vista não encontra anteparo. Diante do mar, antes da tangente que limita o olhar, a altura dos meus olhos os permite um alcance distante do meu corpo, e eles percorrem os 4.371,84 metros revelados pelo cálculo matemático. A pintura proporciona uma aproximação dessa paisagem, a partir de exercícios de abstração ali plásticos”, diz Fernanda.
A exposição de Fernanda Fernandes conta com a participação de Alessandro Borsagli, idealizador do site “Curral del Rey” e autor do livro Rios Invisíveis da Metrópole Mineira. Como parte do programa Alianças Vivas, Alessandro apresenta sua interpretação, uma das várias possíveis, sobre a temática “água” e a mostra em questão.
Sobre Fernanda Fernandes
Fernanda Fernandes nasceu em Belo Horizonte, onde vive e trabalha. Estudou Artes Plásticas pela Escola Guignard e Arquitetura e Urbanismo pela PUC Minas. Em 2015, foi artista residente na Fabrica Bhering, pólo de arte contemporânea no Rio de Janeiro. Participou de mostras coletivas na Art Rio – complexo Bhering, na Orlando Lemos Galeria, na Escola Guignard e no 44º Salão de Arte Contemporânea de Santo André, São Paulo. Recebeu o XIV premio IAB na categoria projetos especiais, por concepções museográficas. Realiza seu trabalho acerca da paisagem, utilizando-se de várias linguagens. Esta é sua primeira mostra individual, onde apresenta pesquisas em desenho e pintura.
Sobre Alessandro Borsagli
Alessandro Borsagli é um pesquisador atuante nas áreas relacionadas ao espaço e paisagem urbana, com ênfase em geografia urbana, memória urbana e história das cidades, no aspecto relacionado ao processo de desenvolvimento urbano e requalificação do espaço.
SERVIÇO
Km 4 – Fernanda Fernandes
Abertura: 15 de junho, a partir das 19h
Visitação: até dia 13 de julho
Horários: seg. a qui. 8 às 21h/ sex. e sáb. 8 às 16h30
Local: Aliança Francesa BH – Rua Tomé de Souza, 1418 – Savassi
Informações: afbh@aliancafrancesabh.com.br / 3291-5187
aliancafrancesabh.com.br
Deixe um comentário