GALERIA PRETOS NOVOS DE ARTE CONTEMPORÂNEA É PREMIADA

A Prefeitura do Rio de Janeiro realizou o Prêmio Ações Locais. Foram mais de mil candidatos, dentre estes, foram selecionados 40 ações culturais relevantes para o município, sendo que grande parte delas são realizadas nas Zonas Norte e Oeste, legitimando iniciativas importantes e que até então não tinham o reconhecimento do poder público local.

A Galeria Pretos Novos de Arte Contemporânea foi inaugurada em 2012, com uma programação de exposições bimestrais e eventos complementares. Artistas como André Malinski, Leila Pugnaloni, Ozi, Patrícia Gouvea, Rosana Paulino, dentre outros, já exibiram seus trabalhos na galeria, colaborando com a ressignificação do espaço, onde se situa o sítio arqueológico Cemitério dos Pretos Novos.

Estamos trabalhando neste importante sítio arqueológico do Cemitério dos Pretos Novos, encontrado fortuitamente pelo casal Merced e Petrucio Guimarães dos Anjos, há vinte anos atrás, por conta de uma obra de reforma residencial.  Dedicamos este importante Prêmio à memória dos milhares de africanos escravizados que construíram o nosso país e a este casal, que tem trabalhado heroicamente para a realização de pesquisa e preservação da memória de uma história que nunca aprendemos em sala de aula.  Agradeço a todos aqueles que depositaram em nós a sua confiança e nos ajudaram a fortalecer este importante espaço de arte. Declarou  Marco Antonio Teobaldo,  curador do Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos (IPN).

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*