Papagaio-de-cara-roxa e Floresta com Araucária são temas de exposição em Curitiba

Mostra fotográfica registra resultados dos esforços realizados para preservar as espécies típicas do Paraná

Está em exposição, até o dia 30 de maio, o trabalho desenvolvido pelo fotógrafo Zig Koch e pela jornalista Maria Celeste Corrêa pela preservação de espécies características do Paraná como o papagaio-de-cara-roxa e do ecossistema Floresta com Araucária. A mostra conta com 126 imagens dispostas no piso térreo da Biblioteca Central da Universidade Positivo. A entrada é gratuita.

Pelas lentes de Koch e Corrêa, fauna, flora, paisagens, gente e inúmeros aspectos do turismo e da economia foram retratados ao longo de anos. As imagens selecionadas mostram, entre outras particularidades da natureza brasileira, o resultado dos esforços para a conservação das espécies. A Mata do Uru no município da Lapa (PR), uma das localidades retratadas na exposição, foi a primeira propriedade a integrar a campanha desenvolvida pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) para salvar remanescentes florestais. A reserva foi adotada pelo Positivo em 2003.

O papagaio-de-cara-roxa, por exemplo, saiu da lista de espécies ameaçadas de extinção no final de 2014, após passar quase três décadas sob risco de desaparecer. A evolução é resultado das ações desenvolvidas pelo Projeto de Conservação do Papagaio-de-cara-roxa, da SPVS. O projeto atua no litoral do Paraná e São Paulo com ações para a proteção da espécie e conservação de seu habitat natural.

Trabalhos como o realizado por Zig e Maria Celeste fecham o ciclo realizado em prol da conservação da natureza, na opinião de Elenise Sipinski, coordenadora de projetos na SPVS e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza. “Zig Koch nos acompanha desde o início do Projeto de Conservação do Papagaio-de-cara-roxa registrando as evoluções que conseguimos tanto com as espécies como com seu habitat natural, que também precisa ser conservado. Mostrar isso para o público é uma forma de sensibilizar e informar sobre a importância da preservação”, comenta ela.

Serviço

Exposição Floresta com Araucária e Paragaio-da-cara-roxa

Data: 11 de abril a 30 de maio

Local: Universidade Positivo – Câmpus Ecoville | Piso térreo da Biblioteca Central (Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Ecoville)

Sobre a Universidade Positivo

A Universidade Positivo (UP) concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade. Atualmente, oferece 54 cursos de Graduação (30 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 24 Cursos Superiores de Tecnologia), três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão. Em Curitiba, a UP conta com três campus: Ecoville, que ocupa uma área de 424,8 mil metros quadrados, Praça Osório, no centro da cidade, e Mercês – Catarina Labouré, este último dedicado ao curso de Enfermagem. Lançou, em 2013, seu programa de Educação à Distância, com dezenas de polos em todo o país. Segundo as avaliações do Ministério da Educação, é considerada uma das melhores universidades privadas do Brasil.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*