Educação pública de qualidade é foco de municípios catarinenses

Instituto Positivo coordena projeto de cooperação entre secretários da Foz do Rio Itajaí

Aconteceu, dia 25 de abril, em Itajaí, Santa Catarina, o lançamento oficial do Colegiado de Gestão em Educação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (CoGEMFRI). A criação do grupo é uma iniciativa da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), com o objetivo de promover a melhoria da qualidade da educação por meio da instituição da cultura de cooperação intermunicipal.

O CoGEMFRI implantará, em parceria com o Instituto Positivo, a metodologia de Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE). Homologado pelo MEC e implantado em algumas regiões do país, o ADE tem proporcionado avanços significativos para a elaboração e realização de projetos que beneficiam a educação pública dos municípios participantes.

Para a diretora do Instituto Positivo, Eliziane Gorniak, a atual crise política e econômica brasileira justifica ainda mais a cooperação em prol de uma área tão sensível para o progresso das pessoas e da sociedade. “Os municípios podem ultrapassar os limites físicos, territoriais e políticos com a união das forças. Assim, com as demandas e dificuldades, somam esforços para a melhoria e criam uma nova perspectiva de educação e, de forma cooperativa, superam as necessidades individuais”, explica.

De acordo com o presidente da AMFRI e prefeito de Navegantes, Roberto Carlos de Souza, o Colegiado vai unir forças para alavancar recursos técnicos, financeiros e pedagógicos para propor avanços que colaborem com a qualificação constante da gestão da educação pública dos dez municípios que possuem características semelhantes: Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luiz Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo. Para o presidente, a educação é um grande desafio e é o grande agente transformador do país. “Eu acredito e aposto na educação. A única oportunidade que muitas crianças e adolescentes possuem é a educação, por isso, temos um grande desafio, responsabilidade e compromisso com nossos jovens”, afirma.

De acordo com o vice-presidente do Grupo Positivo, Lucas Guimarães, o Arranjo de Desenvolvimento da Educação nada mais é que cooperação, da união de forças e da confiança mútua. “Dada importância do regime de colaboração em prol do atingimento das metas vinculadas aos planos de educação, o Instituto Positivo atua apoiando tanto a implantação dos ADEs como também produzindo materiais de referências para que outras regiões possam implantá-los de forma independente”, finaliza. A atuação do Instituto Positivo na região teve início em março de 2015, com o lançamento do primeiro Arranjo de Desenvolvimento da Educação de Santa Catarina, em 22 municípios da Região da Grande Florianópolis, que já estão na terceira fase do programa.

 

Sobre o ADE – O Arranjo de Desenvolvimento da Educação é um modelo de gestão homologado pelo MEC, o qual consta no Plano Nacional da Educação no artigo 7º, parágrafo 7º, conforme abaixo descrito: “Art. 7o  A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios atuarão em regime de colaboração, visando ao alcance das metas e à implementação das estratégias objeto deste Plano”. “§ 7o O fortalecimento do regime de colaboração entre os Municípios dar-se-á, inclusive, mediante a adoção de arranjos de desenvolvimento da educação.”

Sobre o Instituto Positivo – Alinhado à estratégia de sustentabilidade e em consonância com a principal vocação do Grupo Positivo, o Instituto Positivo tem a Educação como foco prioritário. Ele articula e promove iniciativas que contribuam para o aumento da qualidade da educação básica do País, direcionando os seus investimentos para ações sustentáveis e estruturantes. O IP atua por meio de três frentes: Fortalecimento da Gestão Municipal para a Educação, Produção e Disseminação de Conhecimento e Mobilização Social Estruturada.

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